Bitcoins Petro vão mudar a economia da Venezuela, diz vice-presidente

A Venezuela é o primeiro país do mundo a vender bitcoins, a moeda eletrônica Petro foi um sucesso já no dia de lançamento e rendeu mais de 735 milhões de dólares aos bancos públicos. Segundo o vice-presidente venezuelano, Tarek El Aissami, estas operações marcam “um novo tempo” na economia do país para superar o fim do bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos.

Tareck El Aissami - AVN

É um novo mundo que se perde de vista, já que vai marcar um novo tempo de um país soberano, independente, sem bloqueio, sem perseguição financeira”, disse El Aissami durante uma transmissão ao vivo do governo no Facebook.

De acordo com El Aissami, “o compromisso, esta nova etapa, a Petro, e o que estamos preparando para enfrentar esta nova etapa é maravilhoso para nosso povo. A esperança renovada para a prosperidade e a estabilidade econômica”.

A Petro, primeira criptomoeda respaldada pelas reservas naturais de um país, em sua pré-venda contou com a participação de 87.284 usuários provenientes de 127 países, que apostam nesta nova faceta econômica.

Logo que foram lançadas, as criptomoedas receberam mais de 171 mil ofertas de compra, as cotações somam um total de 87.284 usuários, destes, 83.761 são pessoas e 3,523 são empresas de diferentes países do mundo interessadas em investimentos na Venezuela devido a seus recursos naturais. O país é, atualmente, a maior reserva de petróleo do mundo, e uma das cinco maiores de gás.