OAB/Sorocaba repudia postagem de promotor que ironiza advogados

O promotor de Justiça Jorge Alberto de Oliveira Marum publicou a foto de um macaco mexendo com papeis em usa página em uma rede social. A foto é acompanhada da legenda: defesa de Lula preparando o recurso contra a prisão. Assim que tomou conhecimento, a Ordem dos advogados do Brasil, seção Sorocaba/SP, divulgou, também nas redes, nota de repúdio. Confira.

oabsorocaba
Nota de repúdio

1. A 24ª Subseção da OAB/Sorocaba, por meio do Presidente Márcio Rogério Dias, repudia, a brincadeira de extremo mau gosto, feita pelo promotor de Sorocaba Jorge Marum, em suas redes sociais. Frase na íntegra seguida de uma foto fazendo alusão ao trabalho do advogado de defesa do ex-Presidente Lula: "Defesa de Lula preparando o recurso contra a prisão"

2. A foto de um macaco trabalhando em um escritório, seguida da frase acima é um desrespeito sem precedentes aos Advogados e Advogadas que diariamente labutam perante a Justiça.

3. A postagem se refere a uma suposta "macaquice" que será realizada pelo advogado do então acusado. Entende-se que um promotor deve ser imparcial diante de qualquer circunstância e acima de tudo manter a isenção em respeito a seus colegas e a advocacia.

4. Estranha-se ainda a exposição do profissional em suas redes sociais em relação a um caso específico, demonstrando total parcialidade política.

5. Merece destaque a referência a um animal, cuja figura, simboliza um trabalho mal feito, desrespeitando toda a classe, que tem por dever a garantia e o cumprimento do direito do seu cliente.

6. Reitera-se, assim, o repúdio a manifestação ofensiva do promotor Jorge Marum, ao referir-se ao trabalho de um advogado, até porque um dia ele poderá precisar de um colega ou ser um, sendo imprescindível que o mesmo se retrate de forma imediata em respeito à advocacia, indispensável para a administração da Justiça.

Reincidência

Não é primeira vez que Marum se envolve em polêmicas por conta de suas postagens. Em 2015, ele usou seu perfil para questionar pergunta do Enem que tratou da violência contra a mulher. À época a OAB também emitiu uma nota de repúdio ao posicionamento do promotor, considerado como “jocoso”, “sexista” e “discriminatório contra a mulher”, e o promotor respondeu que a nota foi distorcida.

A nova polêmica não aparece mais na página de Marum. Há um novo comentário sobre o assunto, onde ele afirma: “Fiz uma brincadeira restrita ao caso do Lula, que foi distorcida”.