Ranking SCImago: Uece entre as 50 melhores instituições brasileiras

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) é a única universidade pública estadual do Norte, Nordeste e Centro-Oeste entre as 50 melhores instituições de ensino superior brasileiras segundo ranking elaborado pelo SCImago Institutions Rankings (SIR) – que faz uma análise global das instituições de pesquisa públicas e privadas – referente à 2017.

Uece abre inscrições para Vestibular de cursos à distância

Entre as 103 instituições brasileiras de ensino superior públicas e privadas presentes no estudo, a Uece ficou na 44ª colocação. No Estado, está atrás apenas da Universidade Federal do Ceará (13º lugar). Ao levar em conta a avaliação mundial, a Uece aparece na 641ª colocação, o que representa um avanço de 135 posições em relação a 2010 (início da série histórica), quando estava em 776º lugar.

Segundo o chefe de Gabinete da Reitoria, professor Francisco Edmar Pereira Neto, “o estudo mede o desempenho da instituição como pesquisadora, os resultados de inovação e os impactos sociais a partir da visibilidade na web.”

Os indicadores do SIR são divididos em três grupos (inovação, pesquisa e societal), destinados a refletir características científicas, econômicas e sociais das instituições, fornecendo estatísticas gerais de publicação científica, entre outros resultados, ao mesmo tempo que permite comparações entre instituições de diferentes tamanhos.

Ranking completo das instituições brasileiras de ensino superior