Marta integra a lista dos 20 atletas mais dominantes no mundo
Para comemorar os 20 anos de aniversário, a ESPN The Magazine selecionou os 20 atletas mais dominantes das últimas duas décadas. Foram levados em consideração os principais campeonatos de todos os esportes com receita anual de 100 milhões de dólares ou mais, rankings globais e avaliações dos atletas neste período de tempo. Na relação, a única representante do Brasil é a jogadora de futebol Marta.
Publicado 21/03/2018 17:35
A publicação elegeu os atletas mais "formidáveis, inspiradores e dominantes das duas últimas décadas", que conta com Tiger Woods na liderança da lista. O golfista é seguido pelo jogador da NBA LeBron James e Peyton Manning, ex-jogador de futebol americano. Marta aparece na nona colocação e ultrapassa nomes como Usain Bolt, Cristiano Ronaldo e Serena Williams.
Da relação, metade dos atletas são nascidos nos Estados Unidos e outros dez, das mais diversas nacionalidades do mundo. Futebol e tênis são os dois esportes que mais possuem representantes. Além de Marta, há ainda Cristiano Ronaldo e Lionel Messi. No tênis, a lista conta com Roger Federer, Serena Williams e Novak Djokovic.
Dos 20 atletas listados pela revista, são apenas cinco do sexo feminino. Além da jogadora brasileira e da tenista Serena Williams, aparecem também a sueca Annika Sorenstamm, a australiana Lauren Jackson e a norte-americana Allyson Felix.
Confira a lista dos 20 atletas mais dominantes dos últimos 20 anos:
1º Tiger Woods (Golfe – Estados Unidos)
2º LeBron James (Basquete – Estados Unidos)
3º Peyton Manning (Futebol americano – Estados Unidos)
4º Jimmie Johnson (NASCAR – Estados Unidos)
5º Roger Federer (Tênis – Suíça)
6º Annika Sorenstam (Golfe – Suécia)
7º Michael Schumacher (Fórmula 1 – Alemanha)
8º Floyd Mayweather (Boxe – Estados Unidos)
9º Marta Vieira da Silva (Futebol – Brasil)
10º Usain Bolt (Atletismo – Jamaica)
11º Lionel Messi (Futebol – Argentina)
12º Serena Williams (Tênis – Estados Unidos)
13º Lauren Jackson (Basquete – Austrália)
14º Cristiano Ronaldo (Futebol – Portugal)
15º Novak Djokovic (Tênis – Sérvia)
16º Allyson Felix (Atletismo – Estados Unidos)
17º Barry Bonds (Beisebol – Estados Unidos)
18º Mike Trout (Beisebol – Estados Unidos)
19º Manny Pacquiao (Boxe – Filipinas)
20º Tom Brady (Futebol americano – Estados Unidos)
Sobre Marta
"São momentos cheios de ginga, brilho e movimentos característicos do futebol brasileiro , que mostram toda a amplitude do talento de Marta. Ela superou a marca de 200 gols por clubes e se isolou como a maior artilheira da história da Copa do Mundo Feminina, com 15 gols marcados. É por isso que ela ficou com o prêmio de Melhor Jogadora do Mundo da FIFA de 2006 a 2010, cinco vezes consecutivas. E é por isso também que o próprio Pelé a chamou de 'Pelé de saia', um elogio mais do que merecido", afirmou a revista.