Pernambuco: Cegonheiros e trabalhadores rurais protestam contra Temer

Mais de 200 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Pernambuco interditaram os dois sentidos da rodovia BR-101, em Goiana, no Grande Recife, em protesto contra o presidente Michel Temer, que, nesta sexta-feira (23), cumpriu agenda em Petrolina, no Sertão do estado, e em Goiana, na Região Metropolitana do Recife, onde visitou o Polo Automotivo Jeep-Fiat e as instalações da Hemobrás, fábrica de hemoderivados.

Cegonheiros e trabalhadores rurais protestam contra Temer em Pernambuco - Divulgação

O protesto começou por volta das 14h e terminou às 16h. O dirigente do MST no estado, Jaime Amorim, disse que a manifestação “é contra o governo golpista e pelo descontentamento com esse governo que está acabando com o que foi construído neste país”.

Setenta cegonheiros com 34 caminhões também aproveitaram a visita de Temer para expor suas reivindicações. Logo pela manhã, eles se concentraram em frente à fábrica da Jeep-Fiat para protestar contra a demora na implementação do Prodeauto, que deve atrair e fomentar investimentos no setor automotivo, mediante concessão de incentivos fiscais no ICMS.

“Já estamos protestando há oito meses, conversamos com o governador Paulo Câmara no último dia 12 e ele nos deu um prazo de dez dias para resolver nossa questão", afirmou Milton Freitas, presidente do Sindicato dos Transportadores Autônomos e Micro Empresas de Veículos Congêneres do Estado de Pernambuco Cegonheiros (Sintraveic). Outra demanda da categoria é a contratação de mão de obra de motoristas de Pernambuco nas fábricas da Jeep-Fiat.

Mais vagas de trabalho

Durante a visita do presidente golpista ao Polo Automotivo Jeep-Fiat, o presidente mundial do grupo Fiat, Sergio Marchionne, anunciou que a fábrica vai operar 24 horas por dia, com a criação do terceiro turno. Com isso, a produção passará dos atuais 179mil para 250 mil veículos por ano. O novo horário criou ainda 1,5 mil postos de trabalho, com previsão de mais contratações ainda este ano.

Na Hemobrás, Temer anunciou o investimento de R$ 642,9 milhões para a conclusão da fábrica de fracionamento de plasma da empresa, que deverá ficar pronta em dois anos. O recurso vem de parceria para internalizar a tecnologia de fracionamento de plasma, para que o país não dependa mais do mercado externo.

Recentemente, a Hemobrás viu ameaçada sua própria existência em função de manobras do ministro da Saúde, Ricardo Barros, visando transferir para o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) a fabricação do fator VIII recombinante, medicamento usado no tratamento de hemofílicos, produto de maior valor agregado e mais rentável da empresa pernambucana.
Atualmente, a Hemobrás mantém parceria com a empresa Shire, que prevê a compra do recombinante e transferência de tecnologia para que a Hemobrás passe a produzir o medicamento em 2023.

Pelo acordo firmado com o Ministério da Saúde, a Hemobrás fica responsável por gerir o plasma recolhido nas regiões Norte e Nordeste; o Tecpar será responsável por gerir o plasma recolhido nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste, além do processamento inicial, logística e controle de qualidade. À Octapharma, empresa suíça sediada no Rio de Janeiro, caberá transferir tecnologia às empresas publicas brasileiras e garantir o investimento para a produção.

Audicéa Rodrigues com sites locais
Do Recife