Isaura Lemos defende direitos dos trabalhadores da EMATER

A Deputada Estadual e Presidenta do PCdoB em Goiás, Isaura Lemos, em reunião com o presidente do SINDIAGRI, Jeovano Bortolotte Xavier, assumiu o compromisso de lutar por modificações no Plano de Demissão Voluntária (PDV) dos trabalhadores públicos da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária – EMATER. A reunião aconteceu na tarde de ontem (05/04), no gabinete da deputada.

SINDIAGRI

O PDV em questão tramita na Assembleia Legislativa de Goiás – Alego no Projeto de Lei 2018001043. De acordo com o Jeovano, o plano é indevido, uma vez que ele trouxe em seu bojo “uma estimativa de impacto financeiro que foge da realidade das adesões”. O presidente do SINDIAGRI afirma ainda que, muitos servidores possuem várias licenças prêmios, que precisariam ser obrigatoriamente usufruídas.

O entendimento dos trabalhadores da EMATER é que a obrigação do usufruto dessas licenças expõe muitos servidores às fragilidades políticas e incertezas das mudanças do comando do executivo, uma vez que muitos trabalhadores possuem mais de 20 meses acumulados do benefício.

Isaura Lemos afirmou que a instituição de PDVs vai diminui a capacidade do estado de prestar serviços de qualidade em benefício da população. “Nosso estado possui uma fronteira agrícola importantíssima e a EMATER tem um papel central no desenvolvimento desse setor. Acreditamos que, ao invés de diminuir a força de trabalho dessa Agência, precisamos ampliar os investimentos e garantir que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados”, concluiu