PCdoB-SP se prepara para as eleições com dois novos cursos

Até o mês de julho de 2018, o Comitê Estadual disponibiliza ao conjunto do Partido duas modalidades de formação: o curso ‘O PCdoB, seu Programa e as Eleições’ e o Curso Básico de Marxismo.

arte

Elaborado pela Comissão Estadual de Formação e Propaganda, e apresentado ao Encontro. Estadual de Formação, realizado em abril, pela Secretaria de Formação e Propaganda, ‘O PCdoB e as Eleições’ é um curso de curta duração, que apresenta os elementos centrais do Programa Socialista, enriquecidos com aportes de teoria marxista, e a essência da resolução tática do 14.º Congresso. Seu objetivo é preparar, de forma intensiva e ágil, quadros, militantes, filiados, candidatos e apoiadores, oferecendo pontos fundamentais das propostas, propósitos e funcionamento do PCdoB, de modo a que todos possam entender o que quer, como age e como politicamente raciocina o Partido; qual é sua tática eleitoral e como se dá sua ação militante.

Instrumento flexível de formação, adequa-se às dinâmicas partidárias locais e às das campanhas. Pode ser dado em 3 ou 4 horas, a depender da necessidade. Se quem o promove quiser adensá-lo um tanto mais, poderá estendê-lo até 6 horas. Por outro lado, se tiver pouco tempo disponível, poderá segmenta-lo em duas ou três aulas de curtíssima duração. Para tanto, o formador que o aplicar deve dominar os conteúdos, de forma a poder manejá-los conforme o público, o tempo e as condições de aula.

O Curso ‘O PCdoB e as Eleições’ é concebido como parte integrante do esforço de pré-campanha, e se encaixa nos 100 dias deliberados pelo Comitê Central. Por outras palavras, ele é um instrumento de campanha, que agrega todos os envolvidos na batalha eleitoral, até que se inicie a fase de campanha propriamente dita, a da conquista do voto. O Curso ajuda a preparar Partido e apoiadores para essa fase.

O Comitê Estadual pede que os Municipais, Macros-Regiões, candidaturas e frentes agendem o Curso e comuniquem à Secretaria de Formação, por meio do endereço formacao@pcdobsp.org.br. São José do Rio Preto, Guarulhos, Campinas, Santos e São José dos Campos já agendaram datas.

O Curso de Marxismo Nível II

O Curso Básico de Marxismo será oferecido nos dias que vão de 31 de maio a 3 de junho de 2018, no Auditório do Comitê Central, Rua Rego Freitas, 192, 6º andar. Conhecido como Nível II, é curso da grade curricular da Escola Nacional do PCdoB. Dura 4 dias, sendo três, em período integral. O último dia está programado para até as 14h.

O Curso é composto de aulas eminentemente teóricas, de conteúdo denso, assim organizado: Filosofia, Economia Política, Estado e Classes, Socialismo, Partido, Luta Feminista e Luta Antirracista. Participam do Curso, todos os militantes que fizeram o CIM – Curso de Iniciação ao Marxismo (ou Nível I) ou que tenham conhecimentos equivalentes.

Aos Municipais, o Comitê Estadual orienta que façam o levantamento dos militantes aptos a fazerem o Nível II e enviem lista com os nomes e os e-mails dos confirmados, para que estes recebam instruções da Escola Nacional. Os participantes receberão certificados.

Em sua circular de convocação, a Secretaria de Formação assim justifica as duas iniciativas:

“Vivemos um momento excepcional da história do Brasil. Momentos assim exigem um Partido também excepcional, capaz de apontar saídas e liderar a resistência do País aos golpes das elites. E capacidade de liderar, bem sabemos, vem do conhecimento que temos da realidade que enfrentamos.

As eleições de 2018 ganham caráter de prioridade para o PCdoB. Garantir o êxito de Manuela D'Ávila Presidente, reeleger Orlando Silva Federal e ampliar a bancada na Assembleia Legislativa são objetivos práticos a alcançar. Formar e capacitar nossos camaradas é essencial para atingi-los”.