Universidade Federal do Ceará repudia agressão racista contra alunos

A Universidade Federal do Ceará (UFC) divulgou nota de repúdio onde condena a manifestação racista contra estudantes negros e estrangeiros da instituição. O caso aconteceu na última semana e ganhou repercussão em toda a comunidade universitária.

Universidade Federal do Ceará repudia agressão racista contra alunos

Um bilhete de cunho racista e xenófobo encontrado no banheiro masculino da Biblioteca do Centro de Humanidades II sugeria que os estudantes negros e de outros países não deveriam frequentar a instituição. "Esses africanos fedidos devem sair dessa universidade. Essa gente só dá despesa para a UFC e não acrescenta em nada".

Na nota oficial emitida pela UFC e assinada pelo Reitor Henry Campos, a instituição repudia “com veemência a manifestação de racismo e xenofobia expressa através de bilhete anônimo”. “A própria condição de anonimato, na qual se refugiou o autor da mensagem, expressa, por um lado, covardia, e por outro, a convicção de que suas palavras maldosas não ecoam em nossa Instituição, que se fundamenta em princípios éticos inarredáveis e numa defesa intransigente dos valores humanistas”.

Na nota, o Reitor reitera que a Universidade está entre as maiores e melhores instituições de Ensino Superior do país tendo, “entre outros fatores, sua política inclusiva e esforço de internacionalização que a transformou em uma das universidades brasileiras que mais acolhem estudantes estrangeiros”. “Muito nos orgulha ter em nossos campi jovens de diversos países, que aqui absorvem conhecimentos, ao mesmo tempo em que enriquecem o ambiente acadêmico através dos aportes culturais que nos trazem”.

Ainda de acordo com a nota assinada por Henry Campos, a internacionalização da Universidade é um “imperativo institucional”. “Por isso, a crescente presença de estudantes estrangeiros, das mais diversas origens, é vista como um resultado exitoso da nossa política de abrir portas e lançar pontes para o mundo globalizado. Assim, quem se pronunciou de uma forma tão abjeta está na contramão da história. Sua ação foi torpe e covarde, merecendo a condenação de todos os que fazem esta Universidade inclusiva e agregadora”.

Mais

A UFC ratifica o apoio aos estudantes e oferece um canal aberto para denúncias. A Ouvidoria-Geral da UFC recebe casos pessoalmente, na reitoria da Universidade (av. da Universidade, 2995, Benfica), pelo telefone ( 85 – 3366. 7339 / 3366.7344), e-mail: [email protected]
ou via internet.