Congresso da Unegro-PE debaterá resistência e luta da população negra 

Mais de cem pessoas de todas as regiões do estado estarão reunidas no IV Congresso Estadual da União de Negras e Negros pela Igualdade em Pernambuco (Unegro-PE), que terá início às 18h desta sexta-feira (29) e se estenderá até às 18h de amanhã (sábado). O encontro acontecerá no Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

IV Congresso da Unegro-PE debaterá resistência e lutas da população negra - Divulgação

O congresso terá como tema central "Resistência e Luta em Defesa da Vida, Contra a Retirada de Direitos e Pelos Espaços de Poder". O evento inicial será aberto ao público. As inscrições poderão ser feitas ainda hoje, apenas para filiados à entidade.

Na programação, palestras da professora Michele Guerreiro, da Faculdade de Filosofia de Caruaru, mestra em educação contemporânea e doutoranda em educação; da presidenta nacional da Unegro e chefe de gabinete da Secretaria do Trabalho e Emprego da Bahia, Ângela Guimarães; de Girlana Diniz, gerente de Igualdade Racial da Prefeitura do Recife, formada em Assistência Social pela Unicap e especialista em Projetos Sociais e Políticas Públicas, que atuará como palestrante no Grupo de Discussão sobre Habitação e Políticas Públicas; e da deputada federal e presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos.

Segundo o coordenador de comunicação da Unegro-PE, Marcelo Serra Diniz, esse é o maior contingente de participantes em Pernambuco desde 2004, quando foi instalada a representação no estado. “O último congresso reuniu 80 pessoas”, lembra, indicando um crescimento de 25% na participação. Ao final do congresso as delegações vão eleger cinco delegados para a plenária nacional, bem como a nova diretoria que conduzirá a entidade no próximo biênio.

Marcelo Serra Diniz esclareceu ainda que o foco do evento “é discutir a necessidade de superação da herança escravocrata, que submete a população negra (pretos e pardos) a um status desumanizado em que se encontra vitimada em diversos aspectos econômicos, políticos e sociais. Para isso, a cada dois anos, a Unegro-PE realiza seu congresso estadual para debater o cenário político, estabelecer reivindicações prioritárias, organizar a atuação em espaços de movimentos sociais e de construção de políticas públicas”.

Para facilitar a participação da militância, estarão disponíveis leitos do alojamento do Núcleo de Apoio a Eventos da UFPE, que estarão abertos a partir das 17h desta sexta-feira (29), sendo necessário o credenciamento junto ao Congresso para obter acesso.

Com informações do Diario de Pernambuco de 28/06/2018.