Ibope: Camilo lidera com folga disputa ao Governo do Ceará

A primeira pesquisa sobre a intenção de votos para o Governo do Estado, divulgada na última quinta-feira (16), primeiro dia oficial para a realização das campanhas eleitorais, mostra que Camilo Santana (PT) seria reeleito, com folga, já no primeiro turno das eleições, que serão realizadas no dia 7 de outubro.

Ibope: Camilo lidera com folga disputa ao Governo do Ceará

Segundo o Ibope, o governador tem 64% de intenção de votos, enquanto o segundo colocado, General Theophilo (PSDB), alcança 4%. A pesquisa aponta ainda um triplo empate: Ailton Lopes (Psol), Dr. Hélio (PSL) e Francisco Gonzaga (PSTU), todos com 2%. Mikaelton Carantino (PCO) não pontuou. Brancos e nulos somam 17%, não sabem ou não responderam chegam a 9%.

Levando em conta apenas os votos válidos, descartando brancos, nulos e indecisos, a diferença entre os candidatos se acentua ainda mais: Camilo tem 86% da preferência do eleitor, enquanto o segundo colocado, o General Theophilo, soma apenas 6%, abrindo mais de 80% de margem à frente. Neste cenário, Ailton Lopes, Dr. Hélio e Francisco Gonzaga somam 3% cada.

Além de ter a preferência do eleitorado cearense, Camilo é o candidato que tem tem a menor rejeição. Enquanto Ailton Lopes e General Theophilo somam 30% de rejeição cada, o atual governador alcança apenas 17% de rejeição, quase a metade dos concorrentes.

Segundo o levantamento, na pesquisa espontânea, quando não são citados os nomes dos candidatos, Camilo também aparece disparado na frente dos demais concorrentes ao cargo. Enquanto ele soma 22%, é seguido por General (1%), Ailton (0%) e Dr. Hélio (0%). Gonzaga e Mikaelton não pontuaram.

Senado

A pesquisa Ibope também ouviu eleitores cearenses sobre a disputa ao Senado, que neste ano terá duas vagas no Ceará. O ex-governador Cid Gomes (PDT) tem 55%, seguido pelo atual senador Eunício Oliveira, que busca reeleição, com 37% das intenções de votos.

Também pontuaram na pesquisa Eduardo Girão (Pros) 9%, Pastor Pedro Ribeiro (PSL) 7%, Dra. Mayra (PSDB) 6%, Anna Karina (PSol) 4%, Pastor Jamieson Simões (PSol) 4%, João Saraiva (Rede) 4%, Alexandre Barroso (PCO) 3%, Márcio Pinheiro (PSL) 3%, Geraldo Magela (PST) 3% e Robert Burns (PTC) 2%.

Mais

A pesquisa foi encomendada pela TV Verdes Mares e registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) sob o número 4.197/2018. A consulta aos eleitores ouviu 1.204 pessoas dos dias 13 a 15 de agosto, em 58 municípios. A margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos, com o nível de confiança de 95%.