Em nota, PCdoB/SP lamenta morte de Inês Pupo

 

Inês Pupo

Nota de Pesar:

É com pesar que comunicamos aos militantes, quadros e dirigentes do Partido Comunista do Brasil, de São Paulo, o falecimento da camarada INÊS PUPO, ocorrido ontem, 23 de janeiro de 2019, na cidade de Campinas/SP.

Inês era socióloga, foi fundadora da União de Mulheres de Campinas e da Direção Estadual da UBM/Campinas, casada com Fernando Pupo, dirigente partidário, deixa dois filhos. O falecimento de Inês é uma perda significativa para o Partido, tanto em São Paulo como no Brasil.

(Na foto, Inês aparece auxiliando a mesa na convenção que homologou o apoio do PCdoB a Lula e a formação da Frente Brasil Popular em 1989.)

Inês foi uma destacada militante de nosso partido, tendo iniciado sua militância em meados da década de 1970, quando a luta democrática contra o então regime militar vivia um de seus períodos mais tensos e decisivos. Foi uma resistente da luta anti-ditatorial.

Inês, quando da decretação da anistia e da volta de numerosos membros do Partido que atuavam na ilegalidade e clandestinidade, no país e no exterior, foi uma importante participante do processo de reinserção do Partido na vida e luta do povo brasileiro, atuando junto a Direção Nacional que se rearticulava. Tendo inclusive trabalhado como secretária da direção.

Inês, à medida que o Partido intensificava sua atividade, aceitou novos desafios, e demonstrando grande desprendimento, foi junto com os filhos e Fernando, seu companheiro, cumprir tarefa em Camaçari/BA, onde o Partido, ainda atuando sob a legenda do MDB, havia acabado de eleger o prefeito municipal.

Inês, militante política-partidária, resistente contra a ditadura militar, organizadora e administradora partidária, nos deixa um legado que merece ser honrado por todos os membros do Partido.

Inês, sua presença continuará entre nós, como um estímulo a continuidade da luta por um Brasil, soberano, desenvolvido, socialista.

O Comitê Estadual/SP presta as mais sinceras condolências a Fernando, aos filhos e demais familiares, e ergue suas bandeiras em homenagem a Inês Pupo.