Somos muitas e podemos voar!

 

As mulheres brasileiras, hoje, em suas mais diversas diferenças estarão juntas, em atos do norte ao sul do país contra a agenda ultra-liberal, conservadora e fundamentalista que assola o Brasil. Ocuparemos os quatro cantos do país em defesa de um presente e futuro sem violência; com saúde, educação, trabalho decente e aposentadoria digna.

Hoje, mais do que nunca, nossas cores se entrelaçam às cores da bandeira brasileira em defesa da democracia , soberania e da inteligência nacional. Queremos e precisamos de um país forte e uno. De uma América Latina livre das patas imperialistas e de seu receituário nefasto que insiste em nos transformar num bordel de jogatinas vendilhãs.

Os tempos estão nebulosos demais. Obscuros demais. Nossos corpos expostos ao que há de mais aviltante. Somos espancadas, estupradas e mortas. Esquartejam e queimam nossos corpos, todos os dias. Nos violam em nossa integridade física e mental e nos ordenam a ser de um único jeito, de uma única forma, de uma única cor. Querem , insistentemente, nos bestilizar, nos ignorar, nos calar, nos colocar em situações vexatórias e da mais absoluta subalternidade. Nessa cruzada cruel entre o público e o privado, entre a produção e reprodução sociais, entre a maternidade e a vida profissional, nos escravizando em duplas e triplas jornadas de trabalho.

O Feminicídio nos ataca sem cerimônia, sem nenhum decoro; numa tirania hedionda pelas mãos dos que deveriam caminhar ao nosso lado ou, simplesmente, irem embora de nossas vidas quando assim desejássemos. Somos mortas em casa. Somos mortas por dizermos SIM à nossa vida, à nossa liberdade, fazendo escolhas que priorizam o tudo que nos foi negado historicamente.

Hoje, o dia é de muita luta. Hoje, em meio a essa brutalidade sem precedentes e do escabroso desmonte nacional de nossas riquezas e patrimônio público; ergue-se a resistência , a esperança, o destemor em enfrentar todo o retrocesso civilizacional brasileiro na defesa implacável de nossas vidas individuais e coletivas, em nossa rica diversidade.

Hoje, mais uma vez, as ruas serão o lugar da luta, da festa, do grito uníssono. O lugar em que estaremos de mãos dadas e que sonharemos juntas. Hoje, diremos ao fascismo e aos fascistas que somos muitas e , sim, podemos voar.

Que venha mais um grande 8 de março!