Bolsonaro não está à altura do cargo, diz ministro do STF

O ministro Celso de Mello, decano do Supremo Tribunal Federal, afirmou que o presidente da República, ao ajudar a convocar uma manifestação contra o Congresso Nacional, “desconhece o valor da ordem constitucional.

O decano do STF Celso de Mello

Em nota divulgada na manhã desta quarta-feira(26), o ministro afirmou ainda que ao conclamar a manifestação, Bolsonaro revela uma face sombria, que ignora o sentido fundamental da separação de poderes. Para Celso de Mello, lembrou também que o presidente da República comete “crime de responsabilidade ao transgredir a supremacia político-jurídica da Constituição e das leis”. 

A nota divulgada pelo ministro Celso de Mello diz o seguinte: “Essa gravíssima conclamação, se realmente confirmada, revela a face sombria de um presidente da República que desconhece o valor da ordem constitucional, que ignora o sentido fundamental da separação de poderes, que demonstra uma visão indigna de quem não está à altura do altíssimo cargo que exerce e cujo ato, de inequívoca hostilidade aos demais Poderes da República, traduz gesto de ominoso desapreço e de inaceitável degradação do princípio democrático!!! O presidente da República, qualquer que ele seja, embora possa muito, não pode tudo, pois lhe é vedado, sob pena de incidir em crime de responsabilidade, transgredir a supremacia político-jurídica da Constituição e das leis da República!”

Segundo o artigo 85 da Constituição, “são crimes de responsabilidade os atos do presidente da República que atentem contra a Constituição Federal e, especialmente, contra: […] o livre exercício do Poder Legislativo, do Poder Judiciário, do Ministério Público e dos Poderes constitucionais das unidades da Federação”. Neste caso, como destacou o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, em pronunciamento realizado na noite desta terça-feira (25), Bolsonaro é passível de sofrer um processo de impeachment.

Autor

2 comentários para "Bolsonaro não está à altura do cargo, diz ministro do STF"

  1. Andre disse:

    Um corrupto desse falar de um político honesto,vcs q não são digno de estar onde estão

  2. César disse:

    Não adianta só falar do Bolsonaro , e não fazer nada , os parlamentares e o judiciário está tapando o sol , só fala não fazem um pedido de impedimento , o tanto de coisas que esse governo fez falou , erra fala merda está sendo investigado sua família , e nada parou o parlamento o judiciário , estamos em um golpe já , acho que e isso que eles querem , só falar não adianta tem que agir .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *