Ibovespa mergulha 19% e “circuit breaker” pode ser acionado de novo

As bolsas de valores no mundo inteiro sofrem fortes quedas, hoje, por conta do aumento do pânico com a pandemia de coronavírus Covid-19.

Mercado já foi suspenso quatro vezes nesta semana

No início da tarde desta quinta-feira (12), o Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, recua 18,97%, para 69.013 pontos. As negociações na bolsa B3 já foram suspensas duas vezes hoje (quatro na semana) pelo chamado “circuit breaker”. O “circuit breaker” é um mecanismo que interrompe as negociações por 30 minutos quando a queda do índice chega a 10% e por uma hora quando a baixa chega a 15% para que os investidores esfriem a cabeça. Se a queda chegar a 20%, as transações são interrompidas por um período de tempo a ser definido pela B3.

As bolsas de valores no mundo inteiro sofrem fortes quedas, hoje, por conta do aumento do pânico com a pandemia de coronavírus Covid-19. O dólar comercial chegou a superar R$ 5 no início dos negócios hoje, mas a alta arrefeceu, e a moeda americana às 13h47 estava sendo vendida a R$ 4,868.

A ação preferencial da Petrobras, que tem o maior peso no Ibovespa, caía 25,93% às 13h47, para 11,62 reais, e o papel do Itaú, o segundo mais relevante, recuava 11,88%, a 23,06 reais.

Ontem à noite, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou o fechamento do país a viajantes vindos da Europa, o que sinalizou para os investidores que o cenário é pior do que o imaginado anteriormente. Por lá, as negociações na Bolsa de Nova York também foram paralisadas, após o índice S&P 500 bater queda de 7%. Nesta quinta, o índice VIX, que mede a volatilidade (e o “medo”) no mercado americano chegou aos 69 pontos, renovando a máxima desde 2008.

Fonte: Exame