UEE-GO luta por redução nas mensalidades durante o período da pandemia

Importantes conquistas já foram obtidas com algumas faculdades reduzindo o valor de suas mensalidades

Thaís Falone, Presidenta da UEE-GO

Em 11 de março a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou a Pandemia da COVID-19, doença provocada pelo Corona Vírus, em razão da disseminação global da doença.

Em 12 de março foi decretada Estado de emergência pelo governador de Estado de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM). Em seguida, foi determinada quarentena e isolamento social, sendo mantidos apenas os serviços essenciais.

 Em razão do decreto do governador, todas as instituições de ensino, tiveram as suas aulas suspensas. Desde então, os estudantes e a União Estadual dos Estudantes de Goiás (UEE – GO) têm se mobilizado e reivindicando a redução nas mensalidades.

Com abaixo-assinados circulando todo o Estado, com ofícios encaminhados para as instituições, com representação junto ao Ministério Público, com Projeto de Lei encaminhado para a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás a UEE construiu um conjunto de ações que resultou em importantes conquistas.

A Universidade de Rio Verde, com polos em Rio Verde, Aparecida de Goiânia e Goianésia, atendeu a demanda dos Estudantes e reduziu em 30% as mensalidades, a Faculdade Aphonsiano, em Trindade, reduziu em 20%, a Faculdade Delta, localizado na grande Goiânia, reduziu em 25%, a UNICERRADO, em Goiatuba, reduziu em 20% e a Faculdade União de Goiazes, em Trindade, reduziu em 20% as mensalidades.

A entidade considera que os rendimentos dos estudantes universitários foram afetados durante esse período, seja pelas demissões de seus empregos, por suspensão de salários em seus estágios ou por serem filhos de trabalhadores informais. Portanto, nada mais justo, que as universidades que hoje tiveram seus custos reduzidos de água, energia e manutenção dos prédios, reduza também as mensalidades dessas instituições.

Ressalta Thaís Falone, presidenta da UEE-GO, que “o momento exige solidariedade e nós da UEE-Goiás, estamos atentos às necessidades dos Estudantes da rede privada de ensino e continuamos trabalhando de casa pela redução das mensalidades. Fique em casa e lute com a gente!”