Grupo dos 77 e China declaram apoio à OMS

A declaração responde aos reiterados ataques de Trump à organização pelo fracasso de sua gestão governamental no controle da epidemia naquele país.

O Grupo dos 77 e a China publicaram recentemente uma declaração, elogiando o papel de liderança desempenhado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no combate à pandemia do novo coronavírus. Isso demonstra a posição e apelo comum dos países em desenvolvimento, afirmou nesta terça-feira (21) o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Geng Shuang, em uma coletiva de imprensa.

A declaração responde aos  reiterados ataques do presidente dos EUA, Donald Trump, à organização pelo fracasso de sua gestão governamental no controle da epidemia naquele país. Os EUA tiveram o maior descontrole sobre o número de infectados, apresentando números inéditos e catastróficos de mortos em todo o país. Na última semana, ele decidiu cortar a contribuição que o país dá à OMS, sendo seu principal financiador, por questionar a gestão da organização no controle da epidemia, supostamente beneficiando a China.

Segundo o porta-voz, Geng Shuang, além do Grupo dos 77 e da China, a França, a Alemanha, o Reino Unido, o Canadá, o Japão, a ONU e União Europeia também expressaram apoio à OMS, enaltecendo a contribuição da organização na promoção da construção do sistema global de saúde pública.

Geng Shuang frisou que a China sempre respeitou os esforços da OMS e quer aumentar o apoio à entidade através de vários canais. Neste momento crucial do combate à epidemia, o apoio à OMS significa uma defesa ao status da ONU e ao princípio do multilateralismo, o que é de grande importância para manter a união e cooperação da comunidade internacional.

O Grupo dos 77 nas Nações Unidas é uma coalizão de nações em desenvolvimento, que visa promover os interesses econômicos coletivos de seus membros e criar uma maior capacidade de negociação conjunta na Organização das Nações Unidas. Havia 77 membros fundadores da organização, mas a organização, desde então, expandiu e atualmente conta com 134 países membros. O grupo foi fundado em 15 de junho de 1964 pela “Declaração Conjunta dos Setenta e Sete Países”, emitida na Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD).

Autor