PCdoB propõe CPI para apurar crimes de Bolsonaro

Em nota, Luciana Santos, presidenta do PCdoB, defende uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os crimes de responsabilidades cometidos pelo presidente Jair Bolsonaro, conforme denúncias do ex-ministro da Justiça Sérgio Moro.

O PCdoB sublinha também que já existem vários pedidos, com muitos fundamentos, que propõem a abertura de processo de impeachment contra Bolsonaro.

Leia a íntegra:

_______

Apurar os crimes de Bolsonaro! Defender a vida e os empregos!

A delação feita pelo ex-ministro Sérgio Moro traz fatos gravíssimos. O procurador-geral da República reconheceu isso e pediu para abrir investigação no Supremo Tribunal Federal (STF). Já há vários pedidos, com muitos fundamentos, visando a abertura de processo de impeachment na Câmara dos Deputados, com base no Artigo 85 da Constituição.

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) considera ser imprescindível a apuração dos graves indícios de crimes praticados por Bolsonaro. Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) permitirá que Sérgio Moro seja ouvido e apresente mais provas, além do diálogo que já revelou, no qual claramente Bolsonaro afirma que quer trocar o diretor-geral da Polícia Federal (PF) em razão de inquéritos contra deputados bolsonaristas.

Enfatizamos que, além de lutar pela apuração e punição aos crimes revelados por Moro, o PCdoB continuará lutando em favor da vida e da saúde dos brasileiros. A pandemia do coronavírus aí está, infelizmente, e continuaremos a denunciar a ineficiência do governo Bolsonaro  e seu descompromisso com o direito à vida.

Quando o Brasil padece com mais de quatrocentas mortes por dia, depois de demitir o ministro da saúde, o que dificultou ainda mais o atendimento à população, agora Bolsonaro força a saída do ministro da Justiça para tentar impedir apurações de graves acusações de delitos praticados por familiares, amigos e apoiadores.

O PCdoB foi força determinante para aprovação da renda básica no Congresso Nacional e, nessa mesma direção, prosseguiremos com a defesa de medidas urgentes para proteger empregos e direitos do povo trabalhador.

Não há contradição entre salvar vidas e cuidar da economia. E é urgente apurar e punir os crimes de Bolsonaro.

Recife, 24 de abril de 2020

Luciana Santos – presidenta do Partido Comunista do Brasil (PCdoB)