João Vitor Garcia: O que será o amanhã?

O mundo será diferente no pós-pandemia. No futuro, historiadores demarcarão na história a ser escrita, o planeta antes e após essa pandemia. Não tenho dúvidas que assistiremos a um novo desenho na economia.

Números não mentem. Nem as tentativas de ocultá-los prosperam. No último dia de maio, o Brasil ultrapassou a triste marca de 500 mil casos da Covid-19 e 28.834 óbitos. Em vinte dias dobramos o número de infectados (1.000.000) e, infelizmente, estamos muito próximos de 50 mil óbitos por Covid-19.

Trata-se de números oficiais, não registrada a imensa subnotificação que impede de enxergarmos a realidade cruel do vírus e de quem foi eleito para governar o país.

Na minha carreira de pesquisador, voltada à gestão pública e ao planejamento, aprendi a respeitar os números. E friso: o Brasil percorreu apenas 90 dias para sair da primeira morte por Covid-19, em 17 de março, para as 50 mil de hoje. Foram 95 dias para sairmos do primeiro caso até chegar a 500 mil infectados. Em apenas 20 dias mais, para dobrarmos o número de casos e entrarmos no primeiro milhão.

Repito: números não mentem. E chocam a todos. Caberia aqui desfilar uma série de ataques ao desempenho do Governo Federal, seus deboches, omissões e atitudes que permitiram a progressão nessa escala. Mas prefiro recuperar a pergunta do título: O que será o amanhã?

A economia está devastada em um nível sem precedentes na nossa história. Desemprego, queda de renda, finanças públicas destroçadas, pequenos e médios negócios quebrados ou perto disso, investimentos nulos. O setor de serviços, então, uma lástima. Vidas perdidas e sonhos destruídos.

Como não acredito em ciganas lendo o futuro em bolas de cristal, como dizia o famoso samba enredo, me fixo a propor um debate para que juntos desenhemos um caminho sério para nossa cidade.

O desafio é gigantesco. O mundo será diferente no pós-pandemia. No futuro, historiadores demarcarão na história a ser escrita, o planeta antes e após essa pandemia. Não tenho dúvidas que assistiremos a um novo desenho na economia. Empregos e negócios serão transformados, alguns deixarão de existir para dar lugar a novos modelos e oportunidades. E é disso que quero tratar: da criação de mecanismos para apoiar a todos nessa transição. Este será o verdadeiro papel do poder público.

A Era dos farsantes divulgadores de falsas promessas, dos vendedores de ilusões, dos populistas e assistencialistas precisa ser enterrada junto com a pandemia e substituída por um governo solidário, participativo e igualitário, sem privilégios e privilegiados. Nos preparemos para isso. Discuta nas nossas redes. Proponha, dialogue, atue, atentando-se sempre a veracidade das informações. Vamos juntos criar a nossa História.

*João Vitor Garcia foi Secretário de Planejamento e Gestão no Governo Tarcísio Delgado entre 1997 e 2004. Coordenou o Plano Estratégico da cidade. É pré-candidato a prefeito de Juiz de Fora pelo PCdoB.