China responde novo ataque da Casa Branca e desmonta mentiras ianques

A agência de notícias chinesa Xinhua divulgou, nesta terça-feira (7), a resposta do governo da China ao conselheiro comercial da Casa Branca, Peter Navarro, que no sábado acusou o país asiático, sem apresentar provas, de ter “gerado” o Covid-19 e de tê-lo “espalhado” pelo mundo, “matando pessoas”.

No dia 11 de março um dos hospitais temporários de Whuan dá alta para seus últimos 49 pacientes / Foto: Xinhua-Wang Yuguo

A resposta, segundo a agência Xinhua, veio nesta segunda-feira, através de Zhao Lijian, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China. Zhao pediu para que Navarro “e seus semelhantes respeitem os fatos e a ciência, rejeitem a prática errada de colocar os ganhos políticos acima do bem-estar do povo e evitem enganar o mundo contando mentiras e rumores sobre a COVID-19”.

O funcionário chinês lembrou que desde o início do surto da COVID-19, o governo chinês tomou as medidas mais abrangentes, rigorosas e eficazes de prevenção e controle para conter a propagação da epidemia e cortar efetivamente as rotas de transmissão do vírus, e relatou alguns fatos:

1) A cidade de Wuhan, capital da Província de Hubei, e epicentro da epidemia, suspendeu temporariamente o transporte de saída em 23 de janeiro, quando havia apenas um caso confirmado nos Estados Unidos.

2) Em 31 de janeiro, as três principais companhias aéreas americanas suspenderam voos diretos entre os EUA e a China.

3) Em 2 de fevereiro, os EUA fecharam as fronteiras com a China quando havia apenas pouco mais de 10 casos confirmados nos Estados Unidos.

4) De 24 de janeiro a 8 de abril, período durante o qual Wuhan estava fechada, não havia voos ou trens comerciais saindo de Wuhan para outras cidades chinesas ou países estrangeiros.

5) Mesmo assim, durante este mesmo período, o número de casos confirmados nos Estados Unidos subiu de um número de dois dígitos para cerca de 400.000, e agora a cifra ultrapassou 2,87 milhões com o número de mortos atingindo quase 130.000, apontou Zhao.

“Quando olhamos para os EUA – prossegue ele – nos perguntamos o que e como os Estados Unidos fizeram ou deixaram de fazer (para chegar a esta situação) e quando vão parar de culpar os outros”.

Para o diplomata chinês, Navarro “deve fazer um exame de consciência e responder às perguntas da comunidade internacional: Qual é a verdadeira razão por trás do fechamento do laboratório biológico Fort Detrick pelo governo norte-americano? Isso tem algo a ver com o EVALI, a gripe sazonal e a pandemia da COVID-19? Quando os Estados Unidos convidarão especialistas da Organização Mundial da Saúde ou de outras instituições internacionais para investigar a origem da COVID-19 nos EUA?”.

“Navarro é um mentiroso e boateiro que tem espalhando o ‘vírus político’ para estigmatizar a China sob o pretexto da pandemia”, finalizou Zhao Lijian.