Contágio por Covid-19 volta aos patamares de junho

Começando com 377 novos óbitos e 13.438 contágios, semana pode manter a estabilidade de queda das últimas duas semanas epidemiológicas.

Guarda Civil fiscaliza praias em Salvador durante a pandemia. Fotos: Jefferson Peixoto/Secom

O Brasil registrou 377 novos óbitos por Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 137.272 mortes pela doença. As informações foram divulgadas na noite de hoje pelo Ministério da Saúde. As últimas duas semanas têm mantido um patamar de óbitos similar ao que havia, há quatro meses atrás, na segunda metade de maio.

Linha vermelha mostra que o pico de óbitos atual tem proximidade com o de 4 meses atrás

Segundo a pasta, entre ontem e hoje foram confirmados 13.439 novos casos. Ao todo, foram 4.558.068 diagnósticos desde o início da pandemia. Este patamar de contágios também remete a cerca de três atrás, na primeira quinzena de junho. No entanto, a falta de variação significativa da semana anterior para esta, mostra que houve uma estabilidade nos casos, o que pode apontar para a transição para um novo crescimento da curva ou uma lenta queda.

Linha vermelha mostra que o pico de contágios atual é similar ao de 3 meses atrás

O governo federal considera 3.887.199 casos recuperados.

No domingo, às 20h, o balanço indicou: 136.895 mortes, 330 em 24 horas. Com isso, a média móvel de novas mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 747 óbitos, uma variação de -5% em relação aos dados registrados em 14 dias.

Em casos confirmados, já são 4.544.262 brasileiros com o novo coronavírus desde o começo da pandemia, 15.915 desses confirmados no último dia. A média móvel de casos foi de 30.587 por dia, uma variação de -10% em relação aos casos registrados em 14 dias.

Ambos os percentuais revelam uma estabilidade na curva de óbitos e casos, por estar dentro da margem de -15%.

Estados

Após cinco semanas de queda consecutiva na média diária de mortes, o Estado de São Paulo viu a média diária de óbitos na última semana epidemiológica subir para 194, aumento de 8% em relação à semana anterior.  Este número é considerado estabilidade, por estar abaixo de 15%, mas pode estar relacionado com aglomerações do feriado e efeito direto da flexibilização do isolamento social. 

  • Subindo (2 estados): RJ e RO
  • Em estabilidade, ou seja, o número de mortes não caiu nem subiu significativamente (14 estados): PR, RS, MG, SP, GO, MS, MT, AP, PA, BA, MA, PE, PI e RN
  • Em queda (10 estados e o DF): SC, ES, DF, AC, AM, RR, TO, AL, CE, PB e SE

Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás. Os dados são do consórcio da imprensa.

Mapa revela que maioria dos estados parou de ter quedas relevantes e se estabilizaram. Apenas 8 estados estão com queda acima de 15%. Mapa atual sinaliza para possível transição para um novo crescimento da curva, caso a população não mantenha medidas sanitárias recomendadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *