PCdoB de Betim está vivo e com muito vigor!

A atuação do PCdoB nesta eleição se deu pelo seu conjunto de forças que compunham a chapa própria e a coordenação da campanha majoritária.

O vereador eleito Tiago Santana (PCdoB) em campanha com a militância.

As eleições municipais de 2020 apontou o PCdoB como um partido médio e em franca ascensão. Consolida a liderança do jovem Tiago Santana, reafirma a força de sua militância e de lideranças consagradas como o Dr. Geraldo Pimenta.

Com o resultado das urnas na cidade operaria de Betim (MG), o PCdoB cumpriu a sua missão de manter a cadeira de vereador dos comunistas, reelegendo o camarada Tiago Santana e atual vice-presidente da Casa Legislativa Municipal. Com uma votação expressiva, computou 2.879 votos, correspondendo a 1,4% dos votos válidos.

O PCdoB obteve 8.761 votos. Vinte e quatro agremiações partidárias disputaram as eleições municipais para vereador, tendo o PCdoB ocupando a 10ª posição, contabilizando 4,25% dos votos validos. Dentre os 16 partidos da coligação que reelegeu Vittorio Medioli (PSD), os comunistas ficaram na nona posição.

A atuação do PCdoB nesta eleição se deu pelo seu conjunto de forças que compunham a chapa própria. Uma chapa puxada pelo vereador e composta de lideranças novas que estão trilhando o caminho na busca de consolidar as suas respectivas lideranças junto à suas comunidades e frentes de atuação. A Força do conjunto venceu, conduzida pelo Grupo de Trabalho Eleitoral dos comunistas betinenses.

A outra missão conquistada foi à reeleição do prefeito Vittorio Medioli e da vice Cleusa Lara. Vitoria histórica para a cidade de Betim. Foram 153.144 votos, chegando a impressionante marca dos 76,34% dos votos. Inquestionável a vitória.

Foram 124.238 votos de diferença para a segunda colocada. Maria do Carmo (PT) obteve 28.906 (14,41%), Dr. Vinicius (REDE) contabilizou apenas 7.316 (3,56%), Junio Araújo (SOLIDARIEDADE) registrou 6.158 (3,07%). Com o resultado das urnas estes saíram menores que entraram. Apostavam em uma performance que inevitavelmente levaria a eleição para o segundo turno. Este resultado demonstra a falta de sintonia com a vontade da população e a negação equivocada das realizações do governo, principalmente na saúde e educação. Outros 4 candidatos computaram 5.253 totalizando 2,61% dos votos.

Os comunistas contribuíram para a condução vitoriosa da campanha majoritária, ficando a mobilização sob a minha coordenação. Campanha nova, que precisou ser reinventada, diversas ações tiveram novos formatos e novas metodologias. É importante registrar as orientações frente à pandemia e que o prefeito à reeleição é pertencente ao grupo de risco.

O Prefeito Vittorio Medioli (PSD), foi reeleito com 76,34% dos votos válidos.

Destacam-se as Reuniões Virtuais Interativas que esteve presente nas 10 regionais administrativas de Betim, debatendo com apoiadores de 93 candidatos de todos os 16 partidos que compôs a Frente Ampla de Betim. Totalizou 100 reuniões proporcionando 3.630 minutos de interação, debates, perguntas e questionamentos. Esse formato entra para a história e inaugura uma nova fase, de parte, da comunicação no processo eleitoral.

Fruto de um mandato que foi pautado na honestidade, competência e vontade de fazer para o povo mais simples essa vitória entra para a história política de Betim.

Um governo que está reerguendo o SUS em Betim, reestruturando a educação infantil e está preparando a Betim do futuro. Foram entregues 5 avenidas sanitárias melhorando as condições de vida daqueles que viviam à beira de córregos, estão sendo entregues distritos industriais com grandes obras de mobilidade urbana. Como consequência à atração de grandes empreendimentos de alta tecnologia e de logística. O aeródromo começa a sair do papel e com isso inicia-se o 4º Ciclo de Desenvolvimento de Betim.

Em toda essa transformação percebe-se as digitais dos comunistas, sejam com as ações de fortalecimento do SUS através da Secretaria Municipal Adjunta de Saúde onde tive oportunidade de coordenar junto com o apoio de lideranças e técnicos do PCdoB que atuam diretamente na gestão da saúde, como também através da Secretaria Municipal de Educação dirigida pela camarada Marilene Pimenta e toda a sua equipe, além de diversos outros camaradas que atuam em demais espaços neste vitorioso governo.

A palavra de ordem e continuar trabalhando para alicerçar um futuro promissor para Betim, resgatando a autoestima do nosso povo e consolidando a alegria de viver e morar em nossa cidade.

Vitoria do Povo!

Autor