Neste Natal, a estratégia do queijo suíço contra a pandemia

A experiência da pandemia de Covid-19 mostra que todos os países foram atingidos em graus semelhantes pelo contágio, mesmo com lockdowns mais ou menos rigorosos. Somente intervenções diversas somadas podem garantir redução do contágio sem exatamente demandar o impossível para uma população exaurida pela quarentena.

Micrografia eletrônica de varredura colorida de uma célula (rosa) fortemente infectada com partículas do vírus SARS-CoV-2 (azul-petróleo e roxo), isolada de uma amostra de paciente. Imagem capturada no NIAID Integrated Research Facility (IRF) em Fort Detrick, Maryland. Crédito: NIAID

Nem o confinamento, nem o verão, nem a obrigatoriedade das máscaras conseguiram nos livrar do SARS-CoV-2. É difícil para a gente conseguir, é um vírus com vontade de ficar. No entanto, podemos viver com ele e garantir que ele não governe nossas vidas, ou pelo menos não tanto como agora.

Certos países, alguns de regimes políticos diferentes, conseguiram em tempo recorde diminuir, minimizar ou reduzir ao máximo a circulação do vírus entre seus compatriotas, mostrando que este SARS-CoV-2 não só não distingue entre pessoas, mas também entre credos políticos ou religioso. Ele só entende comportamentos e oportunidades.

Os vírus de transmissão respiratória, como o “sapiens”, amam a socialização levada ao seu limite, só reconhecem oportunidades de contágio. Portanto, neste Natal não devemos ser cúmplices desse jogo.

Qual é o segredo para domá-lo até que a vacina torne nossa vida mais suportável? A resposta é: modular nossos relacionamentos e combiná-los com outras medidas. Uma medida simples de dizer e incômoda de cumprir.

A estratégia do queijo suíço

O virologista australiano Ian M. Mackay popularizou uma teoria chamada “estratégia do queijo suíço”. Segundo ele, a única forma possível de conter futuras ondas pandêmicas seria aplicar medidas diferentes, admitindo que nenhuma é perfeita.

Então, aconteceria o mesmo que ao juntar várias fatias de queijo emental suíço (aquele com as bolhas internas): Essas medidas, como o queijo, teriam “certos buracos” pelos quais o vírus poderia passar. Mas, aplicando vários ao mesmo tempo, seria mais difícil que esses buracos coincidissem e o vírus seria mantido sob controle para evitar o contágio.

Hoje sabemos que o duro confinamento por que passou a Espanha, de que alardearam alguns dirigentes, alcançou resultados semelhantes aos alcançados por outros países que tiveram confinamentos menos cruéis que o nosso, quando combinados com outras medidas que os tornaram mais suportáveis ​​e menos prejudiciais para cidadãos.

Após um ano de pandemia, os cidadãos sabem muito bem o que fazer e não fazer para evitar o vírus. Aquelas medidas que dependem de nós, a estratégia do queijo chama de “responsabilidades pessoais”. Entre eles estão o uso de máscara, a redução do tempo gasto em locais excessivamente lotados ou a distância física de segurança entre nós. Todos são bons exemplos de tais responsabilidades.

Mas, por si só, não são suficientes para reduzir as infecções. Também é necessário combiná-los com outros chamados “responsabilidades compartilhadas”. É aqui que entram as restrições de movimento, toques de recolher, testes populacionais e restrições aos espaços públicos.

Isso porque se trata de um vírus novo que se soma aos anteriores e pode ter diferentes cenários, alguns melhores que outros. Já temos mais de 120 vírus respiratórios, alguns deles bastante graves. Não precisamos de outro no show de infecção respiratória da comunidade.

Nesse contexto, o Natal vem depois de uma segunda onda pandêmica. É custoso reduzi-lo, mas a Espanha, é preciso dizer, encontrou o caminho melhor do que outros países.

Empatia com o pessoal de saúde

No entanto, ainda temos um alto número de infecções. A porcentagem de leitos de UTI bloqueados por pacientes Covid-19 condiciona outros protocolos de hospitais cirúrgicos e médicos. O número de leitos ocupados em hospitais pode agravar a síndrome de burning out ou burnout, que literalmente significa “queimar”.

Médicos, enfermeiras e pessoal de saúde poderiam interpretar isso como uma tentativa de esvaziar o mar com um balde de plástico e inutilizar os aplausos da primavera, com a temeridade do Natal.

Vamos imaginar a próxima véspera de Natal para todos os quartos de UTI e enfermarias de hospitais distantes dos seus. Acompanhando pessoas com Covid-19 durante as horas difíceis. Nosso comportamento e os números decrescentes de contágio serão o seu melhor presente de Natal.

A distância é a chave para todas as medidas de prevenção. Por si só, seria o suficiente para interromper abruptamente a pandemia. No entanto, sociedades evoluídas, devido à tecnologia, trabalho e costumes, não podem se dar ao luxo de manter uma distância física permanente. Ou pelo menos não pelo tempo necessário para interromper a transmissão do vírus.

“Nada acontece até que algo se mova”, disse Albert Einstein. Neste Natal vão colocar à prova tudo o que precede e também sabê-lo com antecedência. Se cumprirmos apenas ad pedem literam (ao pé da letra) as disposições ou normas, digamos “partilhadas”, não será suficiente e teremos outra recuperação no final de Janeiro.

Evite que o vírus também comemore esses feriados

Por isso, este Natal 2020 tem que ser diferente, de uma responsabilidade pessoal que se deve somar aos regulamentos oficiais para conseguir aquela maior segurança necessária. Devemos tentar não dar mais oportunidades ao vírus e manter o número de infecções e mortes baixo durante as próximas férias e os próximos meses.

O Natal é uma das tradições mais arraigadas em nossa cultura. Vai além de suas raízes cristãs e transforma o mundo ocidental por alguns dias em uma ocasião de convivência íntima, de massivas reuniões e de efusiva desinibição familiar.

Tudo isso gera oportunidades que vão causar novas infecções. Peço aos idosos que não sacrifiquem sua saúde pelas carícias de seus netos e filhos. Para os jovens, não coloque em risco a saúde dos pais, escondendo comportamentos inadequados antes das reuniões familiares. Ninguém pode saber nos primeiros dias que eles estão infectados, mas podem se lembrar de comportamentos de risco. Cuide de si mesmo para cuidar dos outros.

Bolhas de seguridade social podem ser construídas em face dos feriados que se aproximam, limitando o número de contatos sociais na semana anterior à véspera de Natal e no Natal, medidas extremas de proteção e comportamento pessoal e limitando nossa “capacidade” familiar à segurança mínima.

Neste último caso, pode-se recorrer a um teste de diagnóstico como em uma viagem a outros países. Resumindo, não precisamos convidar a Covid-19 para entrar em nossa casa neste Natal.

Raúl Ortiz de Lejarazu Leonardo é conselheiro científico nacional do Flu Center de Valladolid e professor de Microbiologia da Universidade de Valladolid (Espanha).

Traduzido por Cezar Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *