Oposição já tem assinaturas para criar CPI da Covid-19

Requerimento reuniu assinatura de 30 senadores, acima do mínimo necessário de 27 apoiadores

Requerimento para instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigue as ações e omissões do governo federal no combate à covid-19 foi apresentado nesta quinta-feira (4) no Senado. No mesmo dia, o Brasil registrou 1.232 mortes por causa da doença.

No pedido de abertura da Comissão, o autor do texto, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirma que as medidas “erráticas do governo federal não podem mais passar incólumes ao devido controle do Poder Legislativo”. O documento reuniu assinatura de 30 senadores, acima do mínimo necessário de 27 apoiadores. A decisão final sobre a instalação ou não da CPI fica a cargo do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).

Os senadores querem também apuração urgente sobre a conduta do governo em relação à escassez de oxigênio que atingiu o estado do Amazonas em janeiro. Segundo o requerimento, houve “grave omissão”, já que o Ministério da Saúde foi alertado sobre o problema antes da crise de abastecimento

Ainda segundo o pedido, o governo federal viola direitos fundamentais básicos à vida e à saúde de toda a população desde o início da pandemia. A falta de apoio a medidas de prevenção da propagação da Covid e a politização da vacina são citadas como exemplos de má gestão a serem investigados.

Conforme dados divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), somente nesta quinta-feira (4), o Brasil confirmou 56.873 novas contaminações. O total de infectados desde que o vírus foi registrado pela primeira vez chega a quase 9,4 milhões. O coronavírus já causou a morte de 228.795 pessoas no País.

Com informações do Brasil de Fato

Um comentario para "Oposição já tem assinaturas para criar CPI da Covid-19"

Os comentários estão desabilitados.