22 estados se unem para cobrar agilidade na liberação da vacina russa

Governadores também se reuniram com o presidente da Câmara, Arthur Lira

Representantes do Distrito Federal e de 21 estados que compõem o Fórum Nacional de Governadores reivindicaram ao governo Jair Bolsonaro agilidade no processo de autorização da vacina russa Sputnik V para uso emergencial contra a covid-19 no país. A cobrança ocorreu em reunião do Fórum, nesta terça-feira (2), em Brasília.

Participaram da atividade governadores de 12 estados (Alagoas, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Santa Catarina e Tocantins), três vice-governadores (Distrito Federal, Maranhão e Rio Grande do Norte), além de gestores ligados à Saúde de outros sete estados (Acre, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo).

A comitiva visitou as instalações da farmacêutica União Química, responsável pela produção do ingrediente farmacêutico ativo da Sputnik V, para fins de teste. A fabricação em escala comercial ainda depende da aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Após a visita à União Química, um grupo mais restrito de governadores se reuniu com o presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas-AL). “Saímos com pelo menos três pontos a mais do que chegamos”, afirmou à imprensa o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), ao final das atividades.

Os três pontos, segundo Dias, são estes: “Primeiro, a garantia de que haverá celeridade para ter as condições de aprovação emergencial da vacina Sputnik pela Anvisa. Também será completada esta semana a documentação para o reconhecimento da terceira fase, e a autorização definitiva. Destaco ainda o compromisso da União Química de trabalhar em um cronograma (para produção da vacina)”.

O governador declarou que a expectativa é aprovar a transferência tecnológica junto à Rússia ainda em março, para começar a produzir no Brasil no início de abril e, 30 dias depois, assegurar uma média mensal de 8 milhões de doses fabricadas. De acordo com Dias, os governadores explicitaram a Lira a urgência de adquirir outras vacinas.

“No diálogo dos governadores com a Pfizer, a empresa diz que terá vacina a partir de maio, junho. Então, tem que ter logo uma proposta firme, porque outros países estão disputando a Pfizer, a Janssen e outras vacinas”, ressaltou. O Brasil já registrou mais de 255 mil mortes por Covid-19, mas só vacinou pouco mais de 3% da população.

Na coletiva de imprensa, o governador do Piauí também revelou que conversou com o presidente da Câmara sobre a necessidade de aprovação do auxílio emergencial, o quanto antes, para cobrir o “buraco” que ficou nos meses em que o benefício estava suspenso. Mais uma vez, a cobrança envolveu governadores que já demonstraram afinidade com Bolsonaro em outras pautas, como Ronaldo Caiado (DEM-GO), Ratinho Jr. (PSD-PR), Carlos Moisés (PSL-SC), e Romeu Zema (Novo-MG).

Com informações do Brasil de Fato