Cuba pode se tornar primeiro país latino-americano com vacina da covid

A ilha está desenvolvendo cinco vacinas experimentais, mas duas chegaram a testes em estágio final. Embargo americano obriga cubanos a desenvolver seus próprios insumos farmacêuticos.

Com duas vacinas covid-19 produzidas em testes clínicos estágio três, Cuba está correndo para potencialmente se tornar o primeiro país da América Latina a desenvolver sua própria vacina contra o coronavírus.

A ilha de 11 milhões de pessoas, que está sob um rigoroso embargo comercial dos EUA há décadas, está em processo de desenvolvimento de cinco doses experimentais, incluindo a Soberana 02 e a Abdala, que chegaram a testes em estágio final no mês passado.

Os nomes das vacinas revelam muito sobre como Cuba vê o esforço nacional. Além da Soberana, a Abdala foi nomeado após um poema patriótico do herói revolucionário cubano José Marti.

Cerca de 44.000 pessoas receberão a vacina Soberana 2, e cerca de 48.000 voluntários foram recrutados para o teste da Abdala. De acordo com relatórios locais, mais 150.000 trabalhadores da linha de frente também receberão a injeção Soberana 2.

O Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia, que está desenvolvendo a Abdala, espera ter “resultados efetivos” do estudo até o início de junho, enquanto os resultados do teste da Soberana 2, que está sendo desenvolvida pelo Instituto Finlay, são esperados em maio.

“Já há resultados preliminares positivos”, disse Ricardo Perez, chefe de Relações Internacionais do Instituto de Vacinas Finlay.

“Isso pode nos permitir apresentar um dossiê às autoridades cubanas que nos permitiria solicitar aprovação para uso emergencial do produto, não mais como candidato, mas como produto … provavelmente até o final do próximo mês”, disse ele.

O Dr. Gerardo Guillen, Diretor de Pesquisa Biomédica do Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia, disse que havia altos níveis de confiança entre o público nas vacinas candidatas.

“Como a saúde é universal e gratuita e os centros não lucram com o acesso a essas vacinas, essas condições eliminam muitas barreiras éticas e criam muita confiança nos centros de pesquisa e produção de vacinas”, disse.

Cuba espera vacinar todos os seus habitantes antes do final do ano. O Instituto Finlay diz que pode produzir 100 milhões de doses da vacina Soberana 2 este ano. O objetivo é satisfazer a demanda do país e poder exportar os tiros restantes.

É uma meta ambiciosa, mas as indústrias farmacêutica e biotecnológica do país têm uma história de décadas e produziram várias vacinas, incluindo vacinas contra hepatite B e Meningite B.

“Cuba vem desenvolvendo vacinas desde os anos 80, então, apesar de ter uma economia pobre e disfuncional, o governo conseguiu desenvolver uma importante plataforma tecnológica para um país pequeno”, disse o economista cubano Ricardo Torres.

O Dr. José Moya, representante da Organização Pan-Americana da Saúde em Cuba, disse que a ilha já desenvolve 80% das vacinas que fazem parte de seu programa nacional de imunização.

“Cuba tem a capacidade de fazer isso”, disse o Dr. Moya. “Isso também é importante para a região, uma vez que isso poderia [também] abrir a oportunidade de transferir tecnologia para dentro de nossos países”, disse o Dr. Moya.

A corrida para desenvolver vacinas vem à medida que a ilha luta com uma recente onda de infecções. A média de sete dias para novas infecções foi de mais de 1.100 em 28 de abril, de acordo com o Our World in Data. O número de mortos em Cuba desde o início da pandemia chegou a 614.

Durante grande parte do ano passado, o país viu taxas extremamente baixas de novas infecções. O pico ocorreu depois que o governo abriu fronteiras para viagens internacionais em novembro. No entanto, o número de infecções e mortes permanece muito menor em Cuba do que em outras partes do mundo, onde novas variantes sobrecarregaram os sistemas de saúde em vários países.

O governo não comprou vacinas de outros países e Cuba não se inscreveu no esquema COVAX, uma iniciativa de compartilhamento de vacinas apoiada pela Organização Mundial da Saúde, e desenvolvida pela Coalizão para Inovações em Preparação para Epidemias (CEPI) e Gavi. O governo não comentou sobre a decisão de contar com a produção nacional de vacinas.

Guillen observou que alguns países tiveram problemas com as cadeias de fornecimento de vacinas, e disse que o embargo dos EUA a Cuba dificultou o acesso a alguns materiais.

“Alguns países que já assinaram contratos não conseguiram acessar as doses que têm [comprado], devido à falta de disponibilidade nas vacinas”, disse o Dr. Guillen.

“Em Cuba, o acesso é mais difícil devido ao embargo. Portanto, temos que confiar em nossas próprias capacidades e pontos fortes, e é isso que temos feito”, acrescentou.

O embargo dos EUA contra Cuba é um dos mais longos embargos comerciais da história moderna. A partir do final da década de 1950, o embargo proíbe a maioria das empresas e indivíduos dos EUA de fazer negócios em Cuba.

Sob o embargo, as empresas não podem vender a Cuba qualquer produto médico que contenha mais de 20% dos componentes americanos, e os regulamentos exigem uma licença individual para equipamentos que tenha mais de 10%.

Durante a presidência de Donald Trump, 90 novas restrições econômicas foram impostas em Cuba. Essas transações financeiras direcionadas, turismo, energia e investimentos estrangeiros.

O bloqueio dificultou a aquisição das matérias-primas necessárias para produzir as vacinas e fazer pagamentos aos fornecedores internacionais de Cuba, disse o Dr. Guillen.

“Este é um bloqueio muito rigoroso”, disse ele. “Tentamos adquirir produtos que não têm a tecnologia americana, mas às vezes isso é muito difícil, então temos que fazê-lo através de países terceiros, e muitas vezes esses países também estão bloqueados … a tecnologia para Cuba está bloqueada”, acrescentou.

No entanto, à medida que os testes de vacinas avançaram, o governo falou sobre o envio de doses para países como Venezuela e Irã, onde a Soberana 2 também está passando por testes em estágio final.

No início deste mês, a Venezuela anunciou a assinatura de um acordo com Cuba que lhes permitiria produzir a vacina Abdala.

“A prioridade até agora foi desenvolver uma vacina para a população [de Cuba]”, disse o Dr. Guillen.

“Cuba sempre esteve aberta à cooperação Sul-Sul, no entanto, nossa capacidade de produção não é ilimitada, então teremos que discutir com nossos colegas, [e encontrar] maneiras diferentes de lidar com isso”, acrescentou.

Da Al Jazira

Autor