Luana Florentino prepara trabalho musical engajado

O EP “RIO • Dançar o Mundo” da multiartista Luana Florentino deve ser lançado em junho deste ano.  A música […]

O EP “RIO • Dançar o Mundo” da multiartista Luana Florentino deve ser lançado em junho deste ano.  A música não dar conta da diversidade de fazeres e inquietações estéticas, artísticas e políticas de Luana Florentino. Poeta, brincante, atriz, musicista, cantora, compositora, jornalista e militante feminista da União Brasileira de Mulheres  – UBM.  

Nascida em Mombaça, no Ceará, reside há 12 anos na capital cearense, Fortaleza, onde desenvolve sua militância e sua vida profissional.      

Luana tem atuação por meio da cultura popular em Territórios Indígenas do  Povo Jenipapo Kanindé. Atuou em espetáculos de teatro de rua, circo, dança e música da cultura popular nordestina e ritmos afro brasileiros. É educadora popular por meio de performances, contação de histórias e cenopoesia. Tiradora de loa e batuqueira no Maracatu Solar, brincante e zabumbeira na Pifarada Urbana, Brincante do Guerreiros de Jorge de reisado e práticas da cultura popular e vocalista do trio pé de serra Tarequimariola.

É desse universo que nos deixa sem fôlego, que Luana vem produzindo o seu novo trabalho, o EP “RIO • Dançar o Mundo”.  Projeto solo, feito de forma coletiva, sem recursos. Para a artista esse trabalho é resultado da parceria com pessoas que acreditam na sua musicalidade. “O trabalho é um recorte das várias culturas que vivencio, mas que se intensificam no forró. Trago no enredo a poesia de cordel, a que tanto me referencio na construção da minha musicalidade. Além de dar enfoque ao protagonismo da mulher na cena do forró” explica Luana. Ela diz ainda que “as letras das canções intitulam meus anseios e inquietações e também o meu grito, que é a voz de tantas e de tantos”.

Para Luana o projeto é um recorte contemporâneo que valoriza a identidade da artista e que perpassa a geografia. Ela enfatiza que se trata da essência, das memórias e raízes cearenses que constituem o seu universo.