China fornecerá ao mundo 2 bilhões de doses de vacinas contra Covid-19

A China tem sido o maior fornecedor de vacinas e insumos contra a Covid-19.

Vacinas oriundas da China chegaram a mais de 100 países.

O presidente chinês Xi Jinping afirmou que a China fornecerá um total de 2 bilhões de doses de vacinas contra a Covid-19 ao mundo este ano, no mais recente esforço para honrar seu compromisso de tornar as vacinas um produto público global, garantindo a acessibilidade e o preço justo das vacinas.

Ele também disse que a China vai doar US$ 100 milhões para a iniciativa global de vacinas Covax para a distribuição de vacinas aos países em desenvolvimento. 

Xi fez os anúncios na primeira reunião do Fórum Internacional sobre a Cooperação da Vacina contra a Covid-19. 

A China continuará a ajudar os países em desenvolvimento a lidar com a pandemia da melhor maneira possível e trabalhará com a comunidade internacional para promover a cooperação internacional em vacinas e construir uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade, disse o presidente. 

O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, sediou a reunião na quinta-feira (5) por meio de um link de vídeo. A reunião contou com cerca de 30 participantes, incluindo ministros de países relevantes, representantes das Nações Unidas e outras organizações internacionais e representantes de empresas.

De acordo com Wang Yi, a China já forneceu mais de 750 milhões de doses e concentrados de vacinas para mais de 100 países e organizações internacionais até o momento. A China forneceu mais doses aos países em desenvolvimento do que qualquer país ou instituição e tem parceiros de cooperação em vacinas em todo o mundo. 

Com o apoio do governo chinês, as empresas chinesas de vacinas iniciaram a produção conjunta em diversos países, incluindo Emirados Árabes Unidos, Indonésia, Malásia, Egito, Brasil, Turquia, Paquistão e México, com capacidade de produção superior a 200 milhões de doses.

Fonte: Diário do Povo