Covid-19: Brasil tem mais de 200 milhões de doses de vacinas aplicadas

Dados do Ministério da Saúde mostram que cerca de 63% foram vacinados e 31% totalmente imunizados.

Myke Sena/MS

O Brasil ultrapassou a marca de 200 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 aplicadas, informou o Ministério da Saúde. Até agora, são 134 milhões de pessoas com a primeira dose e mais 66,5 milhões com a imunização completa. Isso equivale a cerca de 63% da população brasileira vacinada e 31% totalmente imunizados.

Estudos recentes mostram que as vacinas reduzem significativamente o risco de morte, de internações e de infecções causadas pelo vírus. No entanto, a vacina não evita completamente que a pessoa se contagie nem que leve o vírus para outras pessoas. 

Segundo a pasta, mesmo com a vacina, os cuidados individuais, como o uso de máscara, álcool em gel e o distanciamento social, são importantes para evitar o contágio.

O Brasil registra, no total, 20.877.864 casos notificados de covid-19 desde o início da pandemia e 583.362 mortes. Os dados foram divulgados neste sábado (4) pelo Ministério da Saúde, com base em informações disponibilizadas pelas secretarias estaduais de Saúde. 

São Paulo é o estado com a vacinação de primeira dose mais avançada, tendo garantido 74% da população parcialmente imunizada. Roraima tem o pior índice com cerca de 42%, devido às dificuldades logísticas de atendimento ao território.

Veja abaixo a situação dos estados, conforme levantamento do consórcio da imprensa, com números muito próximos daqueles divulgados pelo Ministério da Saúde:

Com informações da Agência Brasil

Autor