600 mil: mortes teriam sido evitadas se governo tivesse se empenhado

O coordenador do Comitê Gestor de Crise da Covid-19 do Cofen,Walkírio Costa Almeida, criticou a perda de tempo do governo federal em adquirir vacinas e estimular a prevenção contra a pandemia.

SP – Dia mundial da Enfermagem – manifestação por piso salarial nacional e por 30 horas semanais Foto: Roberto Parizotti.

Neste dia 8 de outubro, quando o Brasil contabiliza 600 mil túmulos de vítimas da covid-19, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) reuniu notificação de 58.775 contágios e 866 mortes de profissionais de enfermagem no Brasil por Covid-19. São cerca de uma morte e meia por dia, desde o início da pandemia, considerando a letalidade anterior à vacinação. São 574 dias desde a primeira morte por covid notificada.

Esse número de mortos é considerado o maior do mundo, como tantos outros dados sinistros que destacam o Brasil. Cerca de 7% do total de contaminados no mundo são profissionais de saúde, o equivalente a mais de 300 mil.

Contágios e óbitos de enfermeiras (os) por estado brasileiro.

O coordenador do Comitê Gestor de Crise da Covid-19 do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Walkirio Costa Almeida, comentou ao portal Vermelho, o significado deste número astronômico de mortos, evitável, segundo ele.

Ele ressalta o fato desta marca colocar o Brasil na segunda posição do ranking dos países com maior número de mortes, desde o início da pandemia. Ele ainda lembrou que, se considerarmos apenas o ano de 2021, o Brasil ocupa o primeiro lugar de mortalidade.

Leia também:

600 mil: “Será um escândalo se Bolsonaro não for responsabilizado”

600 mil: Bolsonaro colocou em aposta as nossas vidas

600 mil: Fortalecer o SUS e a ciência reduziria número de mortes

600 mil: O prejuízo da covid para a educação ainda é imensurável

600 mil: Estamos diante de uma política genocida

600 mil mortos: Não podemos cair no conto de deixar de usar máscara

“Não temos dúvida, de que muitas dessas mortes poderiam ter sido evitadas, se o governo tivesse se empenhado em promover medidas de prevenção pela população brasileira”, diz ele, referindo-se ao modo como o presidente negou a gravidade da doença e desestimulou lockdowns e uso de máscaras, incentivando aglomerações e gerando instabilidade no Ministério da Saúde, durante toda a pandemia, inclusive recentemente.

“[Muitas dessas mortes teriam sido evitadas] se o governo não tivesse perdido um tempo precioso em adquirir as vacinas e iniciar o programa de imunizações em nosso país”, disse ele, fazendo referência às denúncias que eclodem na CPI da Covid, no Senado, revelando a recusa do Ministério da Saúde em adquirir algumas vacinas, enquanto tentou favorecer outras sob suspeita de pagamento de propina. O modo como essas atitudes tumultuaram a campanha de imunização acabou permitindo um volume de internações de casos graves que poderiam ter sido evitadas.

Volume de contágios de enfermeiros, por sexo, revela percentual muito maior de mulheres
Autor