600 mil: Bolsonaro colocou em aposta as nossas vidas

O estudioso de políticas públicas Ergon Cugler considera a falta de articulação nacional de políticas de governo a principal razão para o número “trágico” de mortes no Brasil, durante a pandemia.

Chegamos à trágica marca de 600 mil vidas perdidas diante da pandemia da covid-19. Para o pesquisador Ergon Cugler, da EACH/USP, o presidente Jair Bolsonaro (ex-PSL) tem responsabilidade sobre este resultado, na medida que opôs vida e economia e apostou na plena continuidade das atividades econômicas, em detrimento da circulação de um vírus mortal.

Cugler estuda a gestão pública e analisou a situação de desmonte federativo que levou ao caos sanitário que vivemos. Ele é associado ao Observatório Interdisciplinar de Políticas Públicas (OIPP) e ao Grupo de Estudos em Tecnologia e Inovações na Gestão Pública (GETIP), além de representante da Sociedade Civil na Comissão da Agenda 2030 da ONU para São Paulo.

Leia também:

600 mil: mortes teriam sido evitadas se governo tivesse se empenhado

600 mil: “Será um escândalo se Bolsonaro não for responsabilizado”

600 mil: Fortalecer o SUS e a ciência reduziria número de mortes

600 mil: O prejuízo da covid para a educação ainda é imensurável

600 mil: Estamos diante de uma política genocida

600 mil mortos: Não podemos cair no conto de deixar de usar máscara

Para ele, desde o início, o governo Bolsonaro apostou nas teses da imunidade de rebanho, de tratamento precoce e, apesar de nenhuma evidência científica, elas foram utilizadas para polarizar a população entre salvar a economia e salvar as vidas. “Nada foi feito. Nem a economia foi salva, nem as vidas foram salvas”, resume ele, em declaração ao Vermelho.

Em casos de epidemias, há uma série de procedimentos de vigilância sanitária já previstos. Com a expansão para todo o mundo, de um vírus desconhecido e letal, a agilidade e seriedade na aplicação desses protocolos sanitários são ainda mais necessários a partir de uma articulação central coordenando todos os entes federados num só objetivo de impedir a circulação do vírus. “O governo não fez a lição de casa. Os estados e os municípios estão desarticulados hoje”, diz o especialista, que participou de um projeto para ajudar prefeitos a reagir à pandemia diante da ausência do governo central.

“Cada um ruma para um caminho diferente. Os únicos que conseguem se sustentar são aqueles que estão dependendo de consórcios e de articulações entre eles mesmos”, relata Cugler.

Com isso, se observam as sequelas, que, na opinião dele, não são “apenas” na saúde da população, com esse trágico numero de mortes, mas também na gestão pública, uma vez que o federalismo segue em desmonte. Ele menciona uma série de mecanismos de coordenação federativa que foram desarticulados com a oposição de Bolsonaro e seu governo a tudo que governadores e prefeitos estavam dispostos a fazer. “A disputa por vacinas e por políticas públicas, por gestão da saude como um todo, segue acontecendo com a omissão do governo federal”, analisa.

“Agora, cabe, com a omissão desse governo, a população conseguir organizar por meio de participação popular, por meio de planos de recuperação socioeconômica, quais são os rumos que a gente vai construir”, recomenda ele, confiante na capacidade da sociedade civil se organizar, algo que se demonstrou mais eficaz que o próprio governo com seus inúmeros recursos.

“De qualquer forma, segue um governo omisso que não tem capacidade de gestão, e que colocou em aposta as nossas vidas”, conclui o pesquisador.

Autor