Bolsonaro é o grande responsável pelo aumento dos combustíveis

O alto valor dos combustíveis interfere diretamente nos preços dos alimentos

Esta semana a população brasileira foi surpreendida com um novo aumento no preço dos combustíveis. Este foi o 11º. reajuste no ano e elevou para 73,4% o percentual acumulado nas refinarias em 2021. Com o acréscimo de 7,04%, o valor do litro da gasolina ultrapassou R$ 7,00 em alguns postos. Já o gás de cozinha, chega a custar R$120,00 em algumas distribuidoras.


Política de Paridade de Importação

Essa falta de controle é resultado da Política de Paridade de Importação (PPI), que foi adotada no Brasil após o golpe contra a ex-presidenta Dilma Rousseff e vem sendo praticada para garantir lucros aos acionistas da Petrobras com base nos preços praticados no mercado internacional. Com isso, o preço final dos combustíveis é definido com base na cotação do barril de petróleo e do dólar.

A saída para um equilíbrio nos números estaria na revogação da PPI, que depende única e exclusivamente do presidente da República.

Produção interna X Privatização

Com uma produção de autossuficiência há mais de 15 anos, o Brasil é o segundo maior produtor de petróleo da América Latina, atrás apenas da Venezuela, e em 2020 ficou na 9ª. posição mundial.

Segundo a Agência Nacional de Petróleo (ANP), em 2020 a produção nacional no Brasil cresceu 5,7%, atingindo 2,9 milhões de barris por dia, com o pré-sal responsável por 69,4% desse total. A produção do gás natural também teve crescimento de 4,3%, com 128 milhões de metros cúbicos por dia. Estes números elevaram as exportações ao maior resultado da série histórica, com aumento anual de 16,9%, e redução nas importações em 28,9%.

Mas a falta de investimentos e a política equivocada de Bolsonaro para atender interesses do mercado internacional tem ainda outro objetivo: a privatização da Petrobras. O presidente aposta no sucateamento da maior estatal brasileira, que gera riquezas, emprego e renda, para assim justificar a sua venda e beneficiar ainda mais os grandes investidores, detentores do capital. Empresas que compram o petróleo bruto brasileiro e revende ao Brasil refinado.

Consequências

Essa política de dolarização do preço dos combustíveis gera consequências danosas ao nosso país, em especial para os mais pobres. Com o alto valor dos combustíveis, que interfere diretamente nos preços dos alimentos, a inflação, que deve fechar o ano em 8,69%, segundo estimativas, está corroendo a renda dos brasileiros e aumentando a fome.

O país vive uma grande crise econômica e social, potencializada com pandemia do coronavírus, com aumento alarmante no número de pessoas em situação de fome, que cresceu 85% entre 2018 e 2020.

Todas as medidas adotadas por este governo fascista, corrupto, machista, racista e genocida sempre tiveram objetivos bem específicos: sucatear as instituições públicas e beneficiar os grandes empresários.

Por isso, a nós, cidadãos e cidadãs que lutam por uma sociedade mais justa e igual, cabe a luta nas ruas e nas redes sociais para combater essa gestão de destruição que foi implantada no Brasil, e que tem empobrecido cada dia mais o nosso país e o nosso povo, e trazer de volta o crescimento e o desenvolvimento social.

A Petrobras é nossa!

O petróleo é brasileiro!

Fora Bolsonaro!

Autor