Crise na comunicação e na imprensa é tema de curso gratuito

Iniciativa que irá debater fake news e apagão nas redes sociais tem início dia 3 de novembro

Brasil, outubro de 2021 – Nos dias 3, 10 e 17 de novembro, às 19:30h, a Editora Expressão Popular, em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo, realiza o curso Comunicações em tempos de crise, baseado em livro homônimo escrito por Helena Martins, parte da Coleção Emergências. A formação será virtual e gratuita, transmitida pelas redes sociais da Editora Expressão Popular, Fundação Rosa Luxemburgo e Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST).

Nessa obra, a doutora em comunicação social Helena Martins traça uma análise a respeito do papel da mídia dita hegemônica na crise política brasileira, o monopólio midiático e suas interferências nos mais diversos setores sociais do Brasil. Temas como o apagão das redes sociais, a discussão sobre fake news e a eleição de Jair Bolsonaro também serão abordados nesta nova formação.

Para Helena, o curso acontece em um momento que evidencia a necessidade de debater as comunicações de uma forma geral. “Aqui no Brasil tem ressurgido o debate de regulação da mídia de uma forma muito enviesada, problemática, que não dá conta, inclusive, do reconhecimento de que a regulação já existe e que o debate que tem que ser feito é qual regulação nós queremos para uma maior pluralidade, diversidade e democracia na mídia. Por outro lado, nos últimos dias, também temos visto denúncias, especialmente de uma trabalhadora do Facebook que questiona as práticas da corporação, que expõe como essa corporação opera sem nenhuma ética em busca de uma maior lucratividade. Então, são dois exemplos que mostram tanto como as comunicações tradicionais, a radiodifusão, como também as plataformas digitais precisam não só ser objeto de nossa reflexão como também de nossa transformação”, pontuou.

Além de Helena Martins, o curso contará com a participação de Paulo Rena, professor de Direito, Inovação e Tecnologia do Centro Universitário de Brasília (CEUB) e que também foi gestor do processo de elaboração coletiva do Marco Civil na Internet; a jornalista Gizele Martins, autora do livro “Militarização e Censura – a luta por liberdade de expressão na Favela da Maré”; e a também jornalista Bia Barbosa, que é representante do terceiro setor no Comitê Gestor da Internet no Brasil.

A formação compõe o módulo V do Curso Emergências, organizado pela Editora Expressão Popular e Fundação Rosa Luxemburgo a partir dos livros da Coleção Emergências, publicados também pela editora em parceria com a Fundação. Nos módulos anteriores foram abordados temas relacionados à Amazônia, às guerras híbridas na América Latina e ao golpe de 2016. A proposta é que o curso tenha 6 módulos, 1 por mês, em que cada um terá como tema uma das obras da Série. Cada módulo terá 3 aulas que ocorrerão semanalmente ao longo do mês.

Série Emergências
A Série Emergências teve início em 2019 e tem a proposta de discutir questões cruciais para o Brasil a partir de perspectivas pouco divulgadas nos meios de comunicação comerciais. Cada obra não pretende ser a última palavra sobre o tema, mas o ponto de partida para estimular debates e novas leituras.

Serviço
Curso: Comunicações em tempos de crise
Datas: 03, 10 e 17 de novembro
Horário: 19:30h
Quanto: Gratuito
Onde: Transmissão pelas redes sociais da Expressão Popular e da Fundação Rosa Luxemburgo e pelo Facebook do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST)

Fonte: Expressão Popular