Severino Almeida enxergava longe e pensava grande, por Jandira Feghali

Em postagem em seus perfis nas redes sociais, a deputada comunista destacou a trajetória do histórico líder dos trabalhadores marítimos que faleceu nesta quarta-feira (11)

Conheci Severino Almeida em 1987 numa grande greve dos marítimos brasileiros. Eu era deputada estadual e adentrei um dos navios e pelo rádio pude expressar meu apoio para todos os outros e tentar contribuir para aquele movimento.

Ali pude ver a grande liderança sindical que já se colocava à frente da categoria e à frente do seu tempo, enxergando longe e pensando grande. Com o passar dos meses, busquei aprender com ele sobre a marinha mercante brasileira e mundial.

A OIT conhecia o Brasil, naquele momento por duas vertentes: Pelo trabalho escravo e pela luta dos marítimos.

Severino ganhou a eleição para presidir seu sindicato, chegou à filiação de 95% da sua categoria e fez daquela estrutura uma potência de luta. Unificou com outros sindicatos como dos oficiais de maquinas e eletricistas, avançando no sonho de unificação, atuava de maneira firme e ampla, fazia parte da federação internacional e da confederação brasileira que envolvia também os Trabalhadores da Central de transportes fluviais e os portuários e da Central das Trabalhadoras e Trabalhadores do Brasil – CTB e nunca atrelou a estrutura sindical ao patronato. Isto lhe deu independência para atuar junto a todas as frentes, incluindo a Marinha do Brasil, parlamento, executivo, judiciário, organizações internacionais. Sua atuação era marcada por sua visão estratégica, soberana de seu país , da importância da unicidade sindical, da formação e qualificação dos trabalhadores, e da defesa emocionada e solidária de seus colegas. Vinculado à Petrobras, chegou a ser demitido por sua luta e reintegrado pela justiça.

Integro, estudioso, combativo e grande liderança de sua categoria, durante anos, organizou as lutas e junto de seus colegas conquistou respeito e elevação do patamar de trabalho para milhares de trabalhadores e sua famílias.

Sua referência e presença serão eternas na história da Marinha mercante brasileira, para novas gerações, na família marinheira e na luta sindical!

Gratidão por toda a luta e aprendizado! Plantou muitas sementes que dão frutos e flores todos os dias.

Severino Presente hoje e sempre!!

LEIA TAMBÉM: Morre Severino Almeida, líder histórico dos trabalhadores marítimos

Autor