Polícia do Nepal reprime protesto contra doação dos EUA

Os EUA estão fornecendo uma doação de US$ 500 milhões para a construção de linhas de transmissão de energia e um projeto de melhoria de estradas, mas os manifestantes dizem que os fundos vêm em condições inaceitáveis.

Manifestantes enfrentam repressão policial durante protesto contra a proposta de acordo de doação dos EUA, em Katmandu

A polícia de Katmandu usou gás lacrimogêneo e canhões de água para dispersar manifestantes que se opunham a um programa de infraestrutura financiado pelos Estados Unidos no Nepal. Os manifestantes, liderado pelo Partido Comunista, acusam os EUA de querer ocupar o país com militares para confrontar a China.

A Millennium Challenge Corporation (MCC), uma agência de ajuda do governo dos EUA, concordou em 2017 em fornecer US$ 500 milhões em doações para financiar uma linha de transmissão de eletricidade e um projeto de melhoria de estradas no Nepal.

A proposta estava prevista para ser apresentada no Parlamento para aprovação, mas o debate foi adiado por causa de divergências entre os partidos políticos.

Tem havido uma crescente oposição à concessão, liderada principalmente por partidos comunistas, que dizem que a concessão vem com condições que não são aceitáveis. Uma greve geral convocada também fechou escolas e interrompeu o transporte no país.

Dois dos partidos comunistas fazem parte do governo de coalizão. Eles alegam que as condições do acordo de doação anularão as leis do Nepal e prejudicarão a soberania do país. Eles dizem que é parte da estratégia Indo-Pacífico de Washington, que tem componentes militares que podem trazer soldados americanos ao Nepal.

Autoridades dos EUA conversaram recentemente com líderes nepaleses para garantir que a concessão diz respeito apenas ao desenvolvimento do Nepal.

Manifestantes entram em confronto com a polícia durante um protesto no Nepal

O jornal indiano Hindustan Times informou na terça-feira que Washington acredita que a China está por trás de uma campanha de desinformação contra o pacto.

Prakash Sharan Mahat, porta-voz do partido governante do Congresso nepalês, disse que o retrocesso do compromisso corroeria a credibilidade do Nepal.

Das Agências de Notícias

Autor