Ato denuncia assassinato de jovem negro em SP

Protesto em frente ao Ministério Público de São Paulo manifestou indignação com a morte de Lucas Henrique por policiais na Brasilândia

Diversas organizações do movimento negro e entidades do movimento social estiveram em frente ao Ministério Público de São Paulo (MP-SP), nesta quarta-feira (23), em ato para manifestar indignação com o assassinato de Lucas Henrique por policiais militares no bairro da Brasilândia, na zona norte de São Paulo.

Em diálogo com os movimentos, eles apontam a postura recorrente por parte das forças policiais: “Denunciamos essa e outras abordagem que resultaram em assassinatos de nossos jovens negros e manifestamos nosso repúdio a ausência de resposta do MP-SP” informaram. “Nossa manifestação abriu um diálogo com uma representação dos promotores e saímos com o compromisso de montarmos uma agenda de conversa para acompanharmos o caso de Lucas Henrique, bem como pactuarmos a construção de uma pauta antirracista no MP, que discuta a abordagem policial no estado, especialmente as que tiveram mortes como decorrência. Não vamos nos calar!”

O assassinato de Lucas, um jovem negro de 27 anos aconteceu no último domingo, 20 de fevereiro. A vítima teve seu carro parado numa abordagem policial, estava desarmado e acompanhado de sua esposa, seus dois filhos e uma amiga na Brasilândia. Filmagens que circularam nas redes sociais mostram uma abordagem violenta e o disparo de três tiros contra Lucas, que já estava imobilizado, em frente aos seus familiares.

Estiveram presentes no ato Unegro-SP, Convergência Negra, Conen, Pastoral Afro, Secretaria Estadual de Combate ao Racismo do PT, Secretaria Municipal e Estadual de Combate ao Racismo do PCdoB e UEE-SP.