Penha Mesquita é a nova presidenta do Seeaconce

.

Sindicato dos Trabalhadores de Limpeza Pública e de Asseio e Conservação no Ceará tem nova diretoria, com Penha Mesquita eleita presidente. Posse acontece nesta quinta, 3 de março, às 9h, na sede da entidade

O Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação, Locação e Administração de Imóveis Comerciais, Condomínios e Limpeza Pública do Estado do Ceará (Seeaconce) tem nova direção a partir desta quinta-feira, 3 de março. A solenidade de posse acontece nesse dia, às 9h da manhã, na sede do sindicato, na Rua São Paulo, 1037, Centro, em Fortaleza.

A entidade congrega categorias numerosas, como os garis e serventes, além de trabalhadores terceirizados de grandes empresas como a Cagece, de unidades de saúde e universidades, e dos trabalhadores de imobiliárias e condomínios. A eleição foi realizada em dezembro de 2021, e a Chapa 1, que teve Penha Mesquita como candidata a presidente, obteve 4.609 votos, mais de 98% dos votos válidos. O número de eleitores votantes alcançou 70,42% dos eleitores aptos a votar, superando em muito o quórum necessário para a eleição da chapa.

O atual presidente do Seeaconce, Josenias Gomes, parabeniza Penha Mesquita e todos da nova diretoria pela eleição consagradora, com ampla aceitação da categoria e mais de 98% dos votos válidos. Josenias ressaltou o reconhecimento dos trabalhadores e das trabalhadoras ao trabalho do Sindicato. E desejou a todos os eleitos para o novo Sistema Diretivo muitos sucesso na luta em defesa dos direitos. Com unidade, experiência e luta!

“Nesse processo de pandemia, bastante adverso, inédito para todos, a companheira Penha e demais que vão assumir essa tarefa irão com muita firmeza e disposição. Vamos encarar uma luta que sabemos que não será fácil. Mas não nos curvaremos. Não vamos arredar pé da luta e da batalha. Dia e noite vamos estar ao lado da categoria”, destaca Josenias Gomes.

Posse acontece nesta quinta, 3/3, às 9h

Penha Mesquita e a Chapa 1 assumirão o Sistema Diretivo do SEEACONCE em solenidade a ser realizada nesta quinta-feira, 3 de março, às 9h da manhã, na sede do Sindicato, na Rua São Paulo, 1037, Centro, Fortaleza.

Em sua fala após o anúncio do resultado da eleição, Penha Mesquita ressaltou os desafios que aguardam a nova gestão. Agradeceu a todos os integrantes da atual diretoria e da futura gestão, bem como aos servidores e às servidoras do Sindicato e a todos e todas que trabalharam no processo eleitoral, incluindo atuação de manhã, tarde, noite e madrugada, por muitos e muitos dias.

“Percorrendo todo o Estado, vimos esse reconhecimento e também recebemos críticas construtivas e sugestões, que são muito importantes para que possamos melhorar. Vamos trabalhar muito para que nos próximos quatro anos possamos atender a essas propostas feitas nos locais de trabalho pela categoria”, ressaltou Penha Mesquita.

Mais sobre Penha Mesquita

Maria da Penha Mesquita já integra a atual diretoria do Seeaconce e agora foi eleita presidente, para a próxima gestão, que tem mandato de quatro anos. Será sua terceira gestão, não consecutiva, presidindo a entidade. Faz parte da categoria de trabalhadores de asseio e conservação desde 1988. Ingressou no sindicato após se destacar como organizadora e mobilizadora natural de servidores terceirizados do Banco do Nordeste, lutando contra o descumprimento de direitos como o vale-alimentação. Tem cinco filhos e um neto, nascido recentemente.

Na sua primeira gestão como presidente do sindicato, iniciada em 2006, o Seeaconce conquistou sua atual sede social, na Rua São Paulo, 1037. Penha também se destacou no movimento de luta das mulheres, tendo sido coordenadora da União Brasileira de Mulheres (UBM), além da frente de atuação sindical. Também presidiu o Seeaconce entre 2011 e 2014.

Entre os colegas sindicalistas e trabalhadores, é conhecida também pela coragem em manifestações de rua e pela disposição e habilidade para o diálogo com a base, visitando diariamente os locais de trabalho, como é prática da diretoria do sindicato como um todo.

É diretora da Contratuh, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade, e da Fetrahnordeste, Federação Interestadual dos Trabalhadores no Comércio Hoteleiro, Restaurantes, Bares e Similares. Integra o Conselho do Senac. É diretora da Central das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Brasil (CTB) no Ceará. Foi trabalhadora contratada pela empresa Exulta e, atualmente, integra os quadros da empresas SLS.

Mais sobre o SEEACONCE

Em 1987 foi criada a Associação dos Trabalhadores em Empresa de Asseio e Conservação do Estado do Ceará, por necessidade dos funcionários que necessitavam da organização em seu local de trabalho.

Em 1988 a entidade foi reconhecida pelo Ministério do Trabalho como Sindicato dos Empregados em Empresa de Asseio e Conservação e Administração de Imóveis Comerciais, Residenciais, Flats, Imobiliária e Limpeza Pública do Estado do Ceará. Alcançou desde então grandes conquistas, como a primeira convenção dos trabalhadores terceirizados do estado do Ceará, com reconhecimento dos primeiros pisos da categoria, o dia 5 de outubro que foi nomeado o dia da categoria, vale-alimentação, auxílio-creche, redução do período aquisitivo das férias, entre outros benefícios, como anuênio, vale- alimentação, assistência médica e odontológica, Dia da Categoria com pagamento em dobro, direito a cesta básica, café da manhã no local de trabalho. O sindicato é filiado à Central das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Brasil (CTB).