A Rússia fora do Swift, por Elias Jabbour

Resposta da Rússia pode consolidar a União Eurásica tendo o yuan como moeda oficial do bloco

Tirar um país com a importância da Rússia do sistema de pagamentos de internacional, o Swift, tem um impacto imenso. Por exemplo, somente a Rússia poderia resolver os problemas de demanda energética imediata da Europa. Não se coloca um país como a Rússia fora do sistema internacional impunemente. Uma coisa é Cuba e Coreia Popular.

A Rússia terá de operar com o euro, fortalecendo a posição desta moeda. Por outro lado, poderá especular no mercado de ouro – e, o mais importante, do ponto de vista estratégico, consolidar a União Eurásica tendo o yuan como moeda oficial do bloco.

Isso coloca a posição chinesa em outro patamar. Único país com capacidade de entregar milhares de obras simultaneamente em qualquer lugar do mundo, a China terá um laboratório de integração física e financeira para chamar de sua.

O papel dos EUA continuará a ser o de polícia do mundo, defensor de uma ordem que desapareceu. Será como o imperador grego que deu origem ao termo “apostasia” por querer fazer a Grécia negar os valores cristãos. O mundo está interessante.

Autor