PCdoB é homenageado pela Assembleia Legislativa do Ceará por seus 100 anos

O parlamento estadual do Ceará homenageou o mais longevo partido do Brasil e 100 militantes que se destacaram na trajetória centenária do PCdoB.

Foto: Agência de Notícia ALCE

Os 100 anos do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e sua importância para o país foram celebrados durante sessão solene  da Assembleia Legislativa do Ceará na segunda-feira (21). Durante a solenidade, requerida pelo deputado Dr. Carlos Felipe (PCdoB) e pela deputada Augusta Brito (PCdoB), foram homenageados 100 militantes e ex-militantes do PCdoB com atuação destacada ao longo da trajetória centenária do partido.

O deputado Dr. Carlos Felipe comentou, ao falar da trajetória do partido, que ele se confunde com a história do Brasil. O parlamentar enalteceu ainda os militantes do partido, que construíram e seguem construindo o PCdoB, apontando as dificuldades enfrentadas, mas, principalmente, a capacidade de luta e resistência. “O PCdoB é um sonho, uma crença de como o mundo tem que ser mais justo e mais humano”, afirmou o parlamentar.

A deputada Augusta Brito (PCdoB) compartilhou a felicidade em ter participado de alguns anos da história do partido e parabenizou o PCdoB pelo centenário. Ela destacou ainda a importância, ensinamentos e trabalho de diversas mulheres e homens do PCdoB, afirmando que todos fazem parte da história do partido e da democracia brasileira.

Vice-governadora Izolda Cela saudou o PCdoB e sua militância l Foto: Agência de Notícias ALCE

A vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, parabenizou todos os homenageados e o centenário do PCdoB, destacando a relevância do partido na luta política e defesa dos melhores valores e da democracia e pela crença no povo brasileiro, assim como pela presença do PCdoB na construção do projeto político do estado do Ceará, especialmente nos últimos anos. A vice-governadora também compartilhou a dimensão afetiva do partido na vida dela citando o marido, Veveu Arruda, que iniciou sua militância política partidária no PCdoB; o cunhado Inácio Carvalho, dirigente do partido no Ceará e editor nacional do Portal Vermelho, e o professor Joan Edessom, membro da Comissão Política Estadual do partido e integrante da equipe de Izolda Cela na elaboração da exitosa política educacional iniciada em Sobral e que se expandiu por todo o estado.

Luis Carlos Paes, presidente do PCdoB Ceará, relembrou os mais de 60 anos de ilegalidade vivenciados pelo partido, assim como as perseguições e violências sofridas pelos militantes. Ele destacou que, por esse cenário, “não é pequena a façanha de manter vivo por tanto tempo um partido como o PCdoB”, apontando que a longevidade está relacionada à capacidade de ação e dedicação à causa dos homens e mulheres que constroem o partido.

Paes citou ainda os “sublimes objetivos que influenciaram o surgimento do partido, como a defesa à soberania brasileira, a luta por uma democracia mais avançada e a emancipação da classe trabalhadora”.

Foto: Agência de Notícias ALCE

O advogado Benedito Bizerril, representando todos os homenageados da solenidade, compartilhou episódios da história do PCdoB, destacando que o partido é “imprescindível para a democracia e o povo brasileiro”.

Ele comentou que, na solenidade, estavam homens e mulheres que, simbolicamente, representavam as gerações que se sucederam ao longo dos anos e mantiveram erguida a bandeira do partido e os ideais revolucionários “por uma sociedade mais justa, próspera e solidária”. “Um traço comum dos militantes de todas as épocas é o compromisso, o desprendimento, o amor e a coragem pelo Brasil”, destacou.

Militantes e ex-militantes receberam diplomas em homenagem às suas atuações políticas l Foto: Agência de Notícias ALCE

Representando a presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos, Inácio Arruda desejou longa vida ao Partido Comunista, citando que a causa do PCdoB está entrelaçada com a causa da própria nação. “São 100 anos e um desafio extraordinário pela frente, de construir de fato uma nação livre, independente, soberana, solidária e acolhedora de todos que formam esse povo brasileiro”, ressaltou ainda.

Participaram ainda da solenidade Ana Lúcia Oliveira, presidente do PCdoB Fortaleza, o deputado estadual Acrísio Sena (PT) e Carlos Décimo, titular da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, além de centenas de militantes, filiados, amigos e simpatizantes do PCdoB.

Com informações da Agência de Notícias da ALCE

Autor