Venezuela comemora 20 anos de vitória contra golpe

Movimentos sociais e governo lembram com eventos e mobilizações o fracasso do movimento golpista de 11 de abril.

14 de abril de 2002. Hugo Chávez volta ao palácio presidencial para reassumir a presidência após o golpe de 11 de abril.

O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) realizará uma série de atividades desta segunda (11) a quarta-feira (13), para comemorar o fracasso do movimento golpista contra Hugo Chávez, líder histórico da Revolução Bolivariana.

O Governo da Venezuela e organizações políticas e movimentos sociais comemoram nesta segunda o 20º aniversário da vitória popular sobre o golpe fracassado de 11 de abril de 2002. No dia 14 de abril de 2002, Hugo Chávez voltava ao palácio presidencial para reassumir a presidência após o golpe de 11 de abril. 

O vice-presidente do PSUV, Pedro Infante, disse à imprensa que foi convocada para esta segunda-feira uma mobilização nacional “que representa a força do povo em defesa do poder político, da pátria, em defesa do seu líder Hugo Chávez”.

Nesta segunda-feira também começará a Cúpula Internacional contra o Fascismo na sede do Ministério das Relações Exteriores da Venezuela, com cerca de 200 convidados dos cinco continentes. O evento será “uma reunião de três dias para discutir o golpe de Estado de 20 anos atrás e a reação do povo venezuelano que devolveu Chávez ao poder”, explicou o chanceler Félix Plasencia.

Pedro Infante, que também é responsável pela Mobilização e Eventos do PSUV, acrescentou que o programa de atividades incluirá um dia de comunicação e propaganda nas ruas, redes e meios de comunicação, e um desfile organizado pela Milícia Nacional Bolivariana.

(Cuba Debate com informações da Prensa Latina)

Autor