PT, PCdoB e PV definem federação com 30% de dirigentes mulheres

Ideia foi reproduzir o que está definido em lei em relação a candidaturas

A federação partidária formada por PT, PCdoB e PV terá, conforme seu estatuto, uma direção com 30% de vagas destinadas a mulheres. A informação foi divulgada neste domingo (17) na Folha de S.Paulo.

De acordo com o jornal, outros 20% serão reservados a cotas étnico-raciais. A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, explica que a ideia foi reproduzir o que está definido em lei em relação a candidaturas.

Os três partidos reuniram suas respectivas direções nacionais na quarta-feira (13) para aprovar o programa e o estatuto da federação. Conforme a presidenta do PCdoB, Luciana Santos, “a unidade e o espírito construtivo foi o que marcou o processo de consolidação da federação”.

Além disso, pesou o consenso de que a prioridade política na atualidade é derrotar o governo Jair Bolsonaro. “Salvo uma ou outra consideração, o programa da federação é, em essência, uma síntese do que temos de convergência programática”, afirmou Luciana.

Até maio, segundo ela, outros partidos podem se somar à federação. “A assembleia de fundação de nossa federação já é uma grande vitória – algo importante para a cultura política do País. Mas, mesmo que estejamos dando passos iniciais, as portas estão abertas para o PSB, o PSOL, a Rede e o PDT.”

Com informações da Folha de S.Paulo