Trabalhadores lutam pelo piso de enfermagem que será votado em Brasília

A proposta estabelece o valor mínimo inicial para os enfermeiros de R$ 4.750 e aos técnicos de enfermagem 70% desse valor. Os auxiliares de enfermagem e as parteiras receberiam 50%

(Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Delegações de trabalhadores de enfermagem de todo o país estão chegando a Brasília para acompanhar a votação do projeto 2564/2020, de autoria do senador Fabiano Contarato (PT-ES), marcada na Câmara dos Deputados para esta quarta-feira (4). Caso seja aprovado, a matéria segue à sanção presidencial.

A proposta estabelece o valor mínimo inicial para os enfermeiros de R$ 4.750 e aos técnicos de enfermagem 70% desse valor. Os auxiliares de enfermagem e as parteiras receberiam 50%. De acordo com Solange Caetano, secretária geral do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo, a categoria está muito otimista e mobilizada para a votação.

“Desde ontem delegações de profissionais de enfermagem estão saindo de vários estados com destino a Brasília para acompanhar a votação. Muita gente esperançosa de ver esse projeto aprovado nesta semana”, disse ela ao Portal Vermelho.

Como parte da mobilização, Solange Caetano afirmou que os profissionais estão visitando os gabinetes dos parlamentares e farão um ato político em frente ao Anexo II da Câmara dos Deputados.

“Os trabalhadores acompanharão a votação num telão do auditório Nereu Ramos e outra parte no Salão Verde da Câmara. Esperamos com muita ansiedade que o projeto seja votado e aprovado, ficando faltando somente a sanção presidencial”, disse.

Parlamentares

“Vamos juntos, Enfermagem! Contagem regressiva para a Câmara dos Deputados aprovar nosso projeto de lei que institui o piso salarial nacional da categoria! Estamos perto da vitória! Vamos seguir mobilizados e acionando nossos parlamentares”, postou no Twitter o autor da proposta.

“Na próxima quarta-feira, 4 de maio, faremos história!!! Estaremos no Plenário da Câmara para aprovar o PL 2564/20. O piso da Enfermagem é uma luta justa. Vamos juntos rumo à vitória”, escreveu na rede social a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), que está em plena mobilização para aprovar o texto.

O deputado Alexandre Padilha (PT-SP), ex-ministro da Saúde e relator da proposta, disse que chegou a hora da enfermagem. “Provei, em meu relatório, que o impacto do piso salarial da enfermagem é menor que 5% de todo investimento do SUS e menor que 4% dos faturamentos dos planos de Saúde. O piso é mais que justo para categoria que lutou bravamente contra a pandemia”, afirmou.

A deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), que é enfermeira, destacou na mobilização a realização, no mesmo dia da votação, da sessão solene em homenagem à Semana Brasileira de Enfermagem. “Precisamos aprovar o projeto e garantir um vencimento digno para a Enfermagem!”, afirmou.

Confira a agenda de mobilização:

03/05 (Terça-feira):
Visita aos gabinetes dos parlamentares.
18h – reunião das entidades nacionais com o ministro da Saúde.

04/05 (Quarta-feira):
09h – Ato Pela Aprovação do PL 2564
Local: Estacionamento do Anexo II da Câmara dos Deputados

11:30h – Sessão solene em homenagem aos profissionais do campo da enfermagem.
Local: Plenário da Câmara dos Deputados – Entrada liberada até a capacidade do local.

16h – votação do mérito (PL2564/20) no plenário.

Para quem não estará em Brasília, a votação e a sessão solene serão transmitidas no YouTube – TV Câmara.

Autor