Abertura do Armazém do Campo em Salvador terá show de Margareth Menezes

Armazém do Campo se consolida como a maior rede de produtos da Reforma Agrária do Brasil. Lançamento contará com a presença de artistas e apoiadores

Foto: Acervo do MST

A partir deste sábado (11), será possível encontrar os produtos da Reforma Agrária Popular em Salvador, Bahia, com o lançamento da mais nova loja do Armazém do Campo do MST, sediada no Pelourinho.

Na ocasião, haverá ato inaugural e acolhida ao público onde será expresso pelo conjunto do Movimento o debate sobre a consolidação e projeções da Rede de Armazéns do Campo, maior rede de lojas de produtos da Reforma Agrária Popular do Brasil.

Estarão presentes na coletiva de abertura, João Paulo Rodrigues e Evanildo Costa, dirigentes nacionais do MST, Ademar Suptitz, coordenador da Rede de Armazéns do Campo e Julia Lopes, coordenadora do Armazém do Campo na Bahia.

Na ocasião, durante a coletiva de abertura será expresso pelo conjunto do Movimento aportes sobre a consolidação e projeções de expansão da Rede de Armazéns do Campo, maior rede de lojas de produtos da Reforma Agrária Popular do Brasil.

Para o conjunto do Movimento, o lançamento do Armazém concretiza a expansão da comercialização dos produtos da agricultura familiar camponesa, mas desde sua fundação se coloca essencialmente como um espaço de encontro da classe trabalhadora do campo e cidade.

Leia também: Preços dos alimentos nos supermercados de São Paulo têm em março a maior alta desde 1994

“O Armazém do Campo será um espaço para compartilhar sonhos e comida de qualidade. Chegar no Pelourinho significa o fortalecimento das famílias Sem Terra da Bahia. Significa a nossa inserção no cenário cultural da cidade com a propaganda de que a reforma agrária é política fundamental para o povo brasileiro”, afirma Júlia Lopes, coordenadora da loja em Salvador.

O ato inaugural culmina com a chegada dos companheiros e companheiras da 6ª Feira Estadual da Reforma Agrária, que acontece até a manhã deste sábado (11) na Praça da Piedade, em Salvador. Já a loja do Armazém do Campo, tem sede na rua Santa Izabel, nº 3, no Pelourinho.

Rede de Armazéns do Campo

A rede de Armazéns do Campo, que teve início há 5 anos, já conta com 38 pontos de comercialização dos produtos da agricultura familiar camponesa produzidos nos acampamentos e assentamentos do MST, presentes nas principais capitais e em todas as grandes regiões do país.

As projeções da rede para os próximos anos será expressa com base no planejamento de expansão da produção e comercialização dos frutos da luta por Reforma Agrária Popular. E serão feitas a partir de uma perspectiva de curto, médio e longo prazo, visando tanto o próximo ano, quanto os primeiros 10 e 20 anos da iniciativa.

Ao longo dos primeiros 5 anos, a criação da rede tem sido fundamental não só na expansão das demandas de comercialização dos produtos da Reforma Agrária Popular, mas também tem se consolidado enquanto espaço importante de articulação política entre campo e cidade.

Leia também: MST ultrapassa 6 mil toneladas de alimentos doados durante a pandemia

Durante o evento, o Movimento expõe estratégias de como tem garantido a produção e comercialização de alimentos frente ao desmonte das principais políticas voltadas para fomentar a agricultura familiar, responsável pela maior parte dos alimentos presentes na mesa do povo brasileiro, em um momento da conjuntura onde a fome e o acesso à alimentos saudáveis fazem parte das emergências da classe trabalhadora do Brasil.

Programação

14h – Coletiva de abertura – Armazém do Campo se consolida como a maior rede de produtos da Reforma Agrária do Brasil

16h – Ato inaugural do Armazém do Campo Salvador

19h – Show da Margareth Menezes

*Com informações da Assessoria de Imprensa do MST

Autor