Crianças morrem no Acre por falta de UTI e governador gasta em viagens

A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) informou, por exemplo, que nos últimos dois meses nove crianças foram a óbitos após chegaram nas unidades com síndrome respiratórias graves

(Foto: Secom/Acre)

Enquanto responde processo na Justiça pelo desvio de R$ 800 milhões da Saúde e cumpre intensa agenda internacional, o governador do Acre, Gladson Cameli (PP), promove o caos nos hospitais. De acordo com a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB), crianças estão morrendo por haver apenas dois leitos de UTIs em Rio Branco, capital do estado.

A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) informou, por exemplo, que nos últimos dois meses nove crianças foram a óbitos após chegaram nas unidades com síndrome respiratórias graves. “Enquanto o governador faz dancinha pelos quatro cantos do Acre, torra o dinheiro dos acreanos em viagens internacionais e responde a processos na Justiça por desvio de verba da Saúde, as nossas crianças estão morrendo por falta de UTI pediátrica”, protestou a parlamentar.

Leia também: Perpétua Almeida quer garantir auxílio de R$ 600 para famílias acreanas

Perpétua, que se recupera covid-19, diz que vai acionar o Ministério Público Estadual (MPE), Minitério Público Federal (MPF) e a Justiça Federal para apurar a situação. “Aliás, penso que essas instituições de Justiça deveriam estar lá, exigindo soluções imediatas do governador, único responsável por essa tragédia que tem deixado mães desesperadas e crianças morrendo”, afirmou.

“Portanto, só temos disponível apenas dois leitos pediátricos de acordo com as informações de uma pessoa da saúde que está no local. “Se eu não estivesse me recuperando de covid, que positivei essa semana, estaria lá no PS infantil acompanhando tudo isso”, lamentou.

Deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AP). Foto: Agência Câmara
Autor