Lula e presidente português encontram-se em São Paulo

Após tomar conhecimento da agenda, Bolsonaro desmarcou almoço com Marcelo Rebelo de Souza. “É triste, lamentável e constrangedor para todos nós brasileiros ter um presidente da República que ao invés de se comportar à altura do cargo que ocupa, se assemelha mais a um moleque mimado”, disse o senador Randolfe Rodrigues (Rede).

Lula e o presidente português encontraram-se em São Paulo.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva encontrou-se neste domingo (3/7) com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, em São Paulo. Segundo informações das redes sociais de Lula, os temas da reunião foram “a situação política na Europa, na América Latina e a guerra na Ucrânia”. Do roteiro da visita ao Brasil consta também uma passagem por Brasília, que Bolsonaro afirmou que desmarcaria, após ter tomado conhecimento da agenda com Lula. A comitiva portuguesa, contudo, até o momento não foi comunicada oficialmente.

“Quem convida para almoçar é que decide se quer almoçar ou não”, afirmou o presidente de Portugal, em resposta a Bolsonaro. “Eu respeito quem convida deixar de convidar pelas razões que queira, por inoportunidade política, pessoal”, acrescentou Rebelo, que chegou ao Brasil neste sábado (2/7) em viagem pela comemoração ao centenário do primeiro voo pelo Atlântico feito por Sacadura Cabral e Gago Coutinho, encontrou-se com Lula na residência oficial do cônsul-geral de Portugal em São Paulo, cidade na qual também participará da Bienal do Livro.

Fotos: Ricardo Stuckert/Divulgação

Além de Lula, o líder português programou encontrar-se com os ex-presidentes Michel Temer e Fernando Henrique Cardoso. Na diplomacia, é comum acontecer o encontro de chefes de Estado em viagens ao exterior com ex-chefes de Estado. O Senador Randolfe Rodrigues usou suas redes sociais para pedir desculpas “em nome de todos os brasileiros” pela declaração de Bolsonaro, de que desmarcaria o almoço com o presidente de Portugal. “Em nome do povo brasileiro quero pedir desculpas ao Presidente de Portugal, às autoridades do país irmão e ao povo português. E garanto a todos os portugueses: esse tempo de vergonha e tristeza em nosso país, passará! Daremos o máximo de nós para isso!”, disse ele.