EUA sofrem tiroteio em massa em plena Parada de 4 de julho

Tiroteios em massa se acumulam nos EUA com proliferação de armas. Polícia ainda procura saber motivações de ataque a tradicional parada da independência.

Cadeiras e cobertores são abandonados após o tiroteio em Highland Park, Illinois.

Tiros choveram de um telhado em um desfile de 4 de julho em Highland Park, região metropolitana de Chigaco (Illinois), matando seis e mandando quatro dezenas de feridos a bala para os hospitais. As celebrações foram canceladas em toda a região em meio a temores de mais violência. A polícia procura pelo atirador sem saber ainda quais as motivações do atentado.

Os moradores próximos à rota do desfile foram instruídos a ficar dentro de casa enquanto centenas de policiais se espalhavam pelos subúrbios do norte de Chicago e as comunidades avaliavam se era seguro continuar com suas próprias celebrações de feriados. A polícia não sabe se o atirador pode voltar a atacar.

No início do dia, a polícia pediu aos moradores próximos que entregassem qualquer filmagem da câmera de segurança aos investigadores. As autoridades recuperaram um rifle e as equipes da SWAT estavam indo de porta em porta na área.

A presidente Nancy Pelosi, democrata da Califórnia, emitiu um comunicado oferecendo condolências após o tiroteio. “É particularmente doloroso que esse horror indescritível tenha sido desencadeado em um dia de celebração para nossa nação”, disse ela. A Parada de 4 de Julho costuma reunir muitas crianças para desfilar celebrando os costumes e a história dos EUA.

O vice-chefe Christopher Covelli, do Gabinete do Xerife do Condado de Lake, disse em uma entrevista coletiva que a polícia está procurando por Robert E. Crimo III, 22, suspeito de ter conexão com o tiroteio. O tipo de armamento é de alta potência atingindo as pessoas como explosivos.

O presidente Biden causou estranhamento ao tentar equilibrar o assombro da tragédia com as festividades da Casa Branca. O comentário da Casa Branca algumas horas depois foi uma declaração pré-planejada na qual ele disse que os Estados Unidos são “uma grande nação, porque somos boas pessoas. É por causa de você. Nunca fui mais otimista em relação à América do que sou hoje. Um otimismo que cava fundo, nunca desiste. Isso é a América. Isso é a América.”

Ele já havia emitido uma declaração por escrito descrevendo seu choque com o tiroteio e prometendo ajuda federal para a investigação. A declaração sombria de Biden veio cerca de uma hora antes de ele fazer comentários em uma celebração do Dia da Independência na Casa Branca, e apenas algumas horas depois de ele twittar para os americanos que o feriado era “hora de celebrar a bondade de nossa nação”.

Em sua declaração na segunda-feira, Biden reconheceu a ação do Congresso para aprovar a legislação de segurança de armas após o tiroteio em Uvalde. “Recentemente, assinei a primeira grande legislação bipartidária de reforma de armas em quase 30 anos de lei, que inclui ações que salvarão vidas”, disse ele.

Mas a legislação, que inclui medidas destinadas a impedir que pessoas perigosas tenham acesso a armas de fogo, foi um compromisso com os republicanos que ficou muito aquém do que Biden e outros democratas vêm buscando há anos.

Epidemia de tiroteios

Os principais líderes do Departamento de Justiça estão preocupados com o aumento pós-pandemia dos crimes violentos. O início do clima quente normalmente sinaliza um ataque de violência em muitas partes do país, com feriados como o Memorial Day e o 4 de julho se mostrando mortais nos últimos anos.

No ano passado, pelo menos 233 pessoas foram mortas e outras 618 ficaram feridas em cerca de 500 tiroteios no fim de semana de 4 de julho, de acordo com o Gun Violence Archive, um consórcio acadêmico que compila dados de aplicação da lei. Isso foi uma melhoria em relação a 2020, quando 314 pessoas foram mortas e outras 751 ficaram feridas.

Tiroteios em massa como os de Buffalo e Uvalde, Texas, surgem com pouca advertência pública. Mas o aumento sazonal da violência nas cidades é mais previsível, e os departamentos locais passam meses se preparando para o aumento, experimentando diferentes paliativos para “limitar a carnificina”.

O Gun Violence Archive, um grupo de pesquisa sem fins lucrativos que rastreia a violência armada usando relatórios policiais, cobertura de notícias e outras fontes públicas, define um tiroteio em massa como aquele em que pelo menos quatro pessoas foram mortas ou feridas. Ele contou mais de 300 desses tiroteios até o início de julho. Desses tiroteios, 15 envolveram quatro ou mais mortes, incluindo uma em uma celebração de 4 de julho em Highland Park, Illinois, na qual pelo menos seis pessoas foram mortas.

O grupo registrou 692 tiroteios em massa no ano passado, com 28 envolvendo quatro ou mais mortes.

Aqui está uma lista parcial de tiroteios em massa nos EUA em 2022:

Highland Park é uma comunidade de cerca de 30.000 moradores a cerca de 40 km (25 milhas) ao norte de Chicago

20 de junho: Harlem
Um jogador de basquete universitário de 21 anos foi morto e oito pessoas ficaram feridas em um tiroteio no início da manhã em uma área de piquenique popular.
4 de junho: Filadélfia
Quinze pessoas foram baleadas, três delas fatalmente, ao longo da South Street, na Filadélfia.
Outras seis pessoas morreram e dezenas ficaram feridas em vários outros tiroteios no mesmo fim de semana, inclusive no Arizona, Carolina do Sul, Tennessee e Virgínia.
1 de junho: Tulsa, Oklahoma.
Várias pessoas foram baleadas e cinco foram mortas em um prédio médico próximo ao Hospital Saint Francis em Tulsa, Oklahoma. A polícia disse que o atirador teria se matado.
24 de maio: Uvalde, Texas
Um atirador matou 19 crianças e dois professores na Robb Elementary School em Uvalde, Texas, cerca de 130 quilômetros a oeste de San Antonio.
Policiais mataram a tiros o atirador, identificado como Salvador Ramos, 18, mas não até bem mais de uma hora depois que ele entrou na escola, levantando questões sobre se vidas poderiam ter sido salvas se tivessem agido mais cedo.
15 de maio: Laguna Woods, Califórnia.
Um atirador matou uma pessoa e feriu gravemente outros quatro membros da Igreja Presbiteriana Taiwanesa Irvine em Laguna Woods, Califórnia. A congregação, que realiza cultos na Igreja Presbiteriana de Genebra, dominou o atirador e o amarrou, evitando mais derramamento de sangue, disseram as autoridades.
O suspeito, David Chou, 68, é um homem de Las Vegas com esposa e filho em Taiwan que viajou para Orange County com uma queixa contra o povo taiwanês, disseram as autoridades. Ele foi acusado de assassinato e cinco acusações de tentativa de homicídio no que o xerife do condado de Orange, Don Barnes, chamou de “incidente de ódio politicamente motivado”.
14 de maio: Búfalo
Um atirador armado com uma arma de assalto matou 10 pessoas e feriu outras três em um supermercado em uma área predominantemente negra de Buffalo, disseram as autoridades.
O suspeito, Payton S. Gendron, 18, é branco, e as 10 pessoas que morreram eram todas negras. Antes do ataque, Gendron havia postado um discurso racista de quase 200 páginas online. Ele se declarou inocente. Ele enfrenta prisão perpétua se for condenado.
13 de maio: Milwaukee
Pelo menos 16 pessoas ficaram feridas por tiros no centro de Milwaukee, em uma área de vida noturna popular a quarteirões da arena, onde havia terminado um jogo.
27 de abril: Biloxi, Mississipi.
O proprietário e dois funcionários do motel Broadway Inn Express em Biloxi, Mississippi, foram mortos a tiros, e outra pessoa também foi morta a tiros durante um roubo de carro. O suspeito, Jeremy Alesunder Reynolds, 32, foi encontrado morto mais tarde, informou a CBS News.
12 de abril: Brooklin
Um homem armado abriu fogo dentro de um vagão de metrô lotado durante a corrida matinal, ferindo 10 pessoas, o pior ataque ao sistema de metrô de Nova York em décadas. Mais de uma dúzia de outras pessoas também ficaram feridas, algumas engasgando com a fumaça dos dois dispositivos que a polícia disse que o atirador detonou antes de começar a atirar. Ninguém foi morto.
Um suspeito, Frank R. James, foi preso no dia seguinte e acusado de realizar um ataque terrorista a um sistema de transporte coletivo. Se condenado, ele pode pegar prisão perpétua.
3 de abril: Sacramento
Enquanto os foliões saíam de boates em uma área de dois quarteirões do centro de Sacramento, uma saraivada de tiros matou seis pessoas e feriu 12, disseram as autoridades. Dias depois, o Departamento de Polícia de Sacramento disse que “violência de gangues” estava no centro do tiroteio, que envolveu pelo menos cinco homens armados.
19 de março: Dumas, Arkansas.
Duas pessoas se envolveram em um tiroteio e pulverizaram uma multidão com tiros, matando um transeunte e ferindo outras 27 pessoas, incluindo seis crianças, em um evento comunitário e show de carros na pequena comunidade agrícola do Arkansas.
23 de janeiro: Milwaukee
Policiais foram chamados a uma casa de Milwaukee para uma verificação de bem-estar e encontraram seis pessoas que foram mortas a tiros. As vítimas – cinco homens e uma mulher – foram baleadas, disse a polícia, e as evidências no início da investigação sugeriram que os assassinatos foram premeditados.

Com informações de agências de notícias internacionais


Autor