Encontro Mulheres com Lula do NE debate crise que afeta brasileiras

Evento virtual reuniu centenas de mulheres do Nordeste para apontar propostas ao programa de governo dos pré-candidatos Lula e Alckmin

Um novo encontro de mulheres, desta vez do Nordeste, debateu, na noite desta quarta-feira (6), a contribuição feminina ao programa de governo dos pré-candidatos Lula (PT) e Alckmin (PSB) à presidência. Em pauta, a difícil situação enfrentada sob o governo de Jair Bolsonaro (PL) e a busca pela conquista de um governo que atenda às necessidades das brasileiras, sobretudo das mais vulneráveis. Ao mesmo tempo, as participantes destacaram a importância de eleger parlamentares mulheres e de ampliar a inserção feminina nos espaços de poder como forma de aprofundar as transformações sociais rumo à equidade. 

Embora sejam cerca de 52% da população, as mulheres não se veem representadas, na mesma proporção, nos espaços de poder, especialmente no âmbito político. No final de 2021, o Brasil ocupava o 142° lugar na lista internacional que aponta participação de mulheres na política; elas são apenas cerca de 15% da Câmara e 12% do Senado atualmente.

Leia também: Aumento das desigualdades sociais preocupa mulheres da Frente Vamos Juntos pelo Brasil

Além disso, são as que mais sofrem com a crise econômica e com o aumento da violência, o que inclui as agressões doméstica e sexual e os feminicídios. No ano passado, houve cerca de um estupro a cada dez minutos e um feminicídio a cada sete horas. A taxa de desemprego também é maior entre as mulheres e para quase metade da população feminina, falta dinheiro para comprar comida. Vale salientar que toda essa situação pesa ainda mais sobre as negras. 

Luciana Santos, vice-governadora de PE e presidenta nacional do PCdoB

Estes foram alguns dos pontos abordados durante o encontro, que aconteceu de maneira virtual e contou com a participação de centenas de mulheres de todos os estados da região, além de militantes e lideranças sociais e políticas, como governadoras, vice-governadoras e parlamentares, dos partidos que compõem a coligação Vamos Juntos pelo Brasil (PT, PCdoB, PV, PSB, Rede, PSol e Solidariedade).

Após ato político com as falas de algumas dessas lideranças, elas se reuniram em grupos temáticos para colocar suas opiniões. As propostas colhidas no giro de debates ocorridos pelo país — que termina dia 8 com o Sudeste — serão incorporadas ao documento final, a ser entregue ao ex-presidente Lula. 

Leia também: Carestia e juros altos preocupam mulheres do Centro-Oeste

Elas em foco

Governadora do Piauí, Regina Souza

Ao falar durante o encontro, a governadora do Piauí, Regina Souza (PT), destacou ser preciso “apontar para Lula as propostas para superarmos os problemas enfrentados hoje pelas mulheres” e lutar para ampliar a participação feminina nos parlamentos para dar sustentação aos governos sintonizados com as transformações sociais de que o Brasil precisa. A governadora também defendeu uma ampla frente para derrotar o bolsonarismo. 

A vice-governadora de Pernambuco e presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, recordou o papel de mulheres lutadoras do Nordeste que marcaram a história do país. E declarou: “somos as mais afetadas pela crise, está claro que precisamos pautar a nossa agenda, sobretudo diante das dificuldades econômicas, do aumento da fome no país, do desmonte das políticas para as mulheres e do desmonte dos instrumentos capazes de fomentar nosso desenvolvimento”. 

Leia também: Mulheres do Sul debatem propostas para a reconstrução do país

Ela acrescentou ainda que “não é possível que a gente seja a maioria dos eleitores, mas que a gente eleja tantos homens e tão poucas mulheres”. Porém, salientou, “também estamos falando de ter mais mulheres exercendo a sua cidadania em plenitude, de ter mais vozes femininas nos representando em sindicatos, entidades, movimentos sociais”.

Dora Pires, do PSB

Dora Pires, secretária de Mulheres do PSB, fez um panorama da situação das brasileiras hoje e salientou que “a unidade é a chave para construirmos a tão necessária vitória” e para que as brasileiras “possam resgatar seus sonhos”. Márcia Campos, secretária-adjunta de Mulher do PCdoB destacou que “está nas mãos das mulheres tirar Bolsonaro do poder”. 

O evento contou ainda com falas da vice-governadora do Sergipe, Eliane Aquino; da deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA); das deputadas estaduais Olívia Santana (PCdoB-BA) e Estela Bezerra (PT-PB) e da vereadora do PCdoB do Recife e escritora, Cida Pedrosa.