21º congresso nacional da UJS acontece no próximo final de semana

Intitulado “Mel Gomes – Pelo Direito de Sonhar”, atividade acontece entre os dias 15 e 17 de julho

A maior e mais longeva organização política de juventude do país, com 37 anos de atuação marcados pelo protagonismo de mobilização e luta, a União da Juventude Socialista (UJS) espera reunir em seu 21º congresso, no Palácio do Trabalhador, em São Paulo, mais de mil jovens de todo o Brasil para debater pautas que nortearão a entidade nos próximos anos. Além de eleger as novas direções que executarão estas ideias.

Segundo o presidente nacional da entidade, Tiago Morbach, “estamos organizando nossa militância em todos os estados e mais de 250 municípios para derrotar Bolsonaro, eleger Lula presidente e reconstruir o Brasil”.

A tese do congresso, construída coletivamente pela militância, reflete a opinião política, social e econômica da UJS, além de ser o principal instrumento de debate e argumentação, utilizado inclusive como documento norteador para próxima direção. O texto, que trata do atual contexto nacional, do governo Bolsonaro e da pandemia, afirma “que é possível virar a página e construir um novo rumo para o Brasil com mais direitos, democracia, soberania e oportunidades.”

Leia mais: UJS anuncia 21º Congresso e mobilização contra Bolsonaro

E salienta “nossa luta tem várias faces. Somos herdeiros dos jovens abolicionistas, da juventude do Araguaia, dos caras pintadas, dos que resistiram ao neoliberalismo de FHC, dos que construíram os maiores avanços durante o ciclo de governos progressistas. Somos os socialistas – inimigos número um do bolsonarismo. É com esse ímpeto revolucionário que vamos construir as próximas batalhas e acumular forças para liderar a juventude na luta do nosso tempo.”

O 21º congresso homenageara a militante da UJS, ex-diretora da UNE e vice-presidenta da Nação Hip Hop, Mel Gomes, que lutava contra um câncer e foi mais uma vítima da Covid. Ativa, doce e combativa, Mel foi exemplo de dedicação à luta pelo socialismo e contra as opressões que marcam a nossa sociedade.

Confira a programação:

Sexta-feira, 15 de julho

14 horas – Credenciamento
16 horas – Mesa de abertura
19 horas – Mesa socialismo com a nossa cara: a luta pelo socialismo no século 21

Sábado, 16 de julho

09 horas – Ato político: UJS com Lula pelo direito de sonhar
14 horas – Grupos de discussão: Coletivos nacionais secundaristas, universitários e pós-graduandos
16h30 – Grupos de discussão: Frentes de atuação
20 horas – Grupos de discussão: Frentes e áreas de atuação

Domingo, 17 de julho

09 horas – UJS nas eleições
11 horas– Plenária final

Serviço

O que: 21º Congresso Nacional da UJS – “Mel Gomes – Pelo Direito de Sonhar”
Data: 15 a 17 de julho de 2022
Local: Palácio do Trabalhador, localizando na Rua Galvão Bueno, 810 – Liberdade
Para mais informações, acesse: https://pelodireitodesonhar.com.br/

Autor