ANPG realiza 28° Congresso em defesa da ciência e da reconstrução do Brasil

O evento será aberto para delegados natos, observadores e convidados, com transmissão pela TV ANPG no canal do Youtube.

Foto: Karla Boughoff

“O papel da ciência nacional e da pós-graduação para reconstrução de um Brasil independente” é o tema do 28° Congresso Nacional de Pós-Graduandos (CNPG) que acontece, presencialmente, de 23 a 25 de julho na Universidade de Brasília (UnB), Distrito Federal.

O 28º congresso da ANPG está sendo construído em três etapas, nos formatos itinerante e híbrido. Desde a sua convocação, no início de maio, aconteceram, como parte da primeira etapa, vários debates políticos pautados pelo documento base do congresso em cerca de 50 Instituições de Ensino e Pesquisa.

Já a segunda etapa consistiu no III Encontro de Mulheres Estudantes da ANPG, realizado entre os dias 10 e 12 de junho, de maneira presencial e virtual, e do Seminário de Educação e Ciência “Caminhos para
superar os desafios brasileiros”, realizado nos dias 1 e 2 de julho, de maneira virtual. Mais informações sobre essas etapas podem ser conferidas no site da entidade.

A terceira e última etapa é o congresso, presencial, que acontece junto a 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A reunião acontecerá de forma híbrida, com atividades presenciais e virtuais, nos quatro campi da UnB (Brasília, Ceilândia, Gama e Planaltina). O tema central desta edição é “Ciência, Independência e Soberania Nacional” com atividades de diversas áreas do conhecimento.

Segundo Vinicius Soares, diretor de comunicação da ANPG, “todas as universidades que realizaram etapas de debate podem indicar, além das contribuições ao documento base discutidas na primeira etapa, um observador para estar na cena do congresso, participando das mesas”.

Na nota divulgada pela entidade, a data e novo formato refletem a continuidade da pandemia da Covid-19 e suas consequências para a sociedade brasileira. “Muitas cidades no Brasil ainda estão com normas sanitárias e de isolamento social vigentes, o que cria dificuldades objetivas para realização de um CNPG massivo, reunindo milhares de pós-graduandos em um só local, cenário que poderia ser potencialmente um vetor para uma nova onda de contaminação no país e gerar consequências graves para a sociedade brasileira.”

Outro motivo é o caso de o ensino remoto ainda ser realidade para maioria dos programas de pós-graduação em diversas instituições no país “criando barreiras para o processo tradicional de eleição de delegados, pois um sistema online com capacidade técnica, que garanta a lisura e democracia do processo eleitoral, ainda não é realidade da maioria das instituições brasileiras, especialmente no nordeste e norte do país”. Esse processo também ocorre pelo fato de muitos estudantes estarem de férias durante o processo eleitoral dos delegados.

O novo formato de congresso proposto pela diretoria executiva “visa garantir continuidade da vida orgânica da entidade além de possibilitar uma participação mais democrática dos pós-graduandos no processo de debate da agenda política da ANPG para o período.” A decisão se deu após sucessivos cortes orçamentários na educação e ciência, que vem estrangulando as universidades e agências de fomento, associado às dificuldades materiais de sustentação das entidades, impactando também na possibilidade de realização do CNPG tradicional. Ao todo, são esperadas cerca de 120 pessoas.

“Esse é o nosso público alvo”, disse Vinicius. “A gente quis fazer um congresso bem reduzido por causa da questão da pandemia; porque quando a gente convocou ainda tinham muitos casos e não queríamos ser irresponsáveis fazendo um congresso massivo. Por isso fizemos esse formato itinerante e hibrido para que todo o movimento nacional de pós-graduandos pudesse participar”, falou.

“A ideia é que o congresso saia com um saldo político de apresentar propostas para a plataforma eleitoral da ANPG e, também, para o plano nacional de pós-graduação que se findou em 2020. A comunidade acadêmica está começando a discutir um novo plano então a ideia é que a ANPG possa formular propostas a partir dos debates com as universidades e com os pós-graduandos para ter essa contribuição.”, finalizou Vinicius.

Serviço
O que: 28° Congresso Nacional de Pós-Graduandos
Data: 23 a 25 de julho de 2022
Local: Universidade de Brasília (UnB)
Para mais informações, acesse: https://www.congressoanpg.com.br/
É recomendado o uso de máscaras durantes os eventos presenciais.

Autor