Lula lidera no RJ; Castro e Freixo empatam na eleição estadual

Ex-presidente cresceu quatro pontos percentuais e chegou a 39% das intenções de voto no estado, contra 34% de Bolsonaro

Nova rodada da pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (14) traz novidades no estado do Rio de Janeiro. Na disputa à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cresceu quatro pontos percentuais e chegou a 39% das intenções de voto. Jair Bolsonaro tem 34%.

O levantamento também mostra o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) com 6%, seguido da senadora Simone Tebet (MDB) e do deputado federal André Janones (Patriota), ambos com 2%. Como no conjunto do Brasil, o Rio de Janeiro também está polarizado.

Em maio, tanto o ex-presidente quanto o atual mandatário registravam 35%. Agora, Lula reassume a liderança em termos numéricos. Como a margem de erro é de 2,8 pontos percentuais, ele pode estar tecnicamente empatado com Bolsonaro – mas esse cenário é improvável.

Em simulação de segundo turno, Lula venceria Bolsonaro por 47% a 38%. Há 2% de indecisos e outros 13% que votariam em branco, nulo ou não pretendem votar.

Recortes da pesquisa mostram onde cada pré-candidato sobressai no eleitorado fluminense. Lula tem melhor desempenho contra Bolsonaro entre os mais jovens de 16 a 24 anos (49% a 27%), aqueles que têm dois salários mínimos de renda familiar (47% a 28%), eleitores da capital (44% a 27%) as mulheres (41% a 28%).

“Entre os homens, há vantagem numérica para Bolsonaro, dentro da margem de erro (41%, frente a 38% que dizem preferir Lula)”, informa O Globo. “A maior vantagem de Bolsonaro, no entanto, está entre os eleitores evangélicos (51% contra 24% de Lula).”

Em simulação de segundo turno, Lula tem vantagem de 47% contra 38% de Bolsonaro no RJ, com indecisos somando 2%, e brancos, nulos e os que dizem não pretender votar, com 13%.

Governo estadual

Já na eleição para o Palácio Guanabara, o atual governador, o bolsonarista Cláudio Castro (PL), e o deputado federal Marcelo Freixo (PSB), apoiado por Lula, estão empatados. Conforme a pesquisa Genial/Quaest, Castro tem 24% das intenções de voto, e Freixo, 22%. Na sequência aparecem o ex-governador Anthony Garotinho (União Brasil) e o ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT), que marcam 6%.

Nos recortes do levantamento, “o pré-candidato do PL tem vantagem de nove pontos percentuais entre os homens (31% a 22%). Já Marcelo Freixo lidera entre os mais jovens (25% a 14%)”, informa O Globo. Com o apoio de Lula, Freixo vai melhor contra Castro na capital (31% a 23%), mas perde na Baixada Fluminense (17% a 24%) e no interior (15% a 24%).

Quando os pré-candidatos são apresentados ao lado de seus mais eminentes apoiadores, Lula ou Bolsonaro, as intenções de voto sobem – Freixo e Castro passam a ter 33%. “O apoio de Lula é muito importante para a escolha de 27% dos eleitores do estado, e o do atual presidente é relevante para a de 22%”, detalha o jornal carioca.

Senado

A nova rodada da pesquisa também sondou os eleitores do Rio sobre a disputa ao Senado. De acordo com o levantamento, o senador e pré-candidato à reeleição Romário (PL) está à frente, com 32%. Os deputados federais Alessandro Molon (PSB, 11%), Clarissa Garotinho (União Brasil, 9%) e Daniel Silveira (PTB, 7%) vêm em seguida. Já o deputado estadual André Ceciliano (PT), presidente da Assembleia Legislativa do Rio, tem 5%.

A pesquisa Genial/Quaest ouviu 1.200 eleitores, em todo o estado do Rio, entre os dias 8 e 11 de julho. A margem de erro é de 2,8 pontos percentuais.

Autor