Pontos de Cultura do Ceará realizarão fórum esse final de semana

O encontro vai discutir estratégias do movimento no Estado, eleições de outubro e os diálogos nacionais e latino-americanos do Cultura Viva.

A Rede Cearense do Cultura Viva  ( RCCV) realizará nos dias 23 e 24 de julho, o  V Fórum Cearense Cultura Viva, em Fortaleza, no Ponto de Cultura Outros Olhares da  Fábrica de Imagens. O encontro reunirá Pontos de Cultura de todas as regiões do Ceará.  O fórum visa discutir estratégias de atuação do movimento no Estado, eleições de outubro e os diálogos nacionais e latino-americanos do Cultura Viva. O encontro deverá  também eleger a nova Comissão da RCCV.  

Atualmente  a rede é composta por 127 entidades e coletivos certificados, reconhecidos como Pontos de Cultura no edital de certificação estadual 2019. O Estado do Ceará, aprovou a sua lei do Cultura Viva em 2018 ( Lei 16.602).    

O evento será composto de mesas temáticas,  grupos de trabalhos, lançamentos de livros e apresentações artísticas dos grupos.    

O Cultura Viva foi criado como programa de governo em 2004 e dez anos depois, 2014, se tornou política de estado. Os governos Lula-Dilma realizaram cerca de cinco mil convênios com as mais diversas organizações culturais do país. O que representou um amplo processo de descentralização de recursos públicos para fomento da cultura de base comunitária comparado ao governo de Fernando Henrique Cardoso. Na época de FHC, o Ministério da Cultura tinha menos que 100 convênios realizados.  No Governo de Bolsonaro, o Cultura Viva foi abandonado,  desde 2019, a secretaria responsável pela Cultura não realizou nenhum edital voltado aos pontos de cultura.

Uma das inovações do Cultura Viva é ser uma política pública voltada para cidadania cultural atuando na correlação da cultura com outras áreas como é o caso da saúde, meio ambiente, novas tecnologias, direitos humanos, comunicação, religião, etc.

O Cultura Viva criado no Brasil, se espalhou na América Latina  e se tornou um  movimento social  que se coloca como anticapitalista, antirracista, antipatriacal, decolonial e ligado também ao conceito do bem viver. O movimento Cultura Viva   ainda é um conceito em formação.     

Programação do V Fórum Cearense Cultura Viva

Sábado -23/07

8h – 9h – Boas vindas e café da manhã compartilhado.

9h – 10h  – Leitura, discussão e aprovação do regimento interno do Fórum

10h – 11h30 – Mesa 1 – Avaliação, perspectivas e desafios do Movimento Cearense Cultura Viva.

11h30 – 13h  – Mesa 2 – Avaliação, perspectivas e desafios da Política Estadual Cultura Viva

13h – 14h30 – Almoço

14h30 – 16h30  

GT1: Incidência da RCCV na conjuntura, cearense, brasileira e latino-americana das Políticas Cultura Viva.

GT2: Estratégias para o fortalecimento político-conceitual da RCCV.

GT3: Posições da RCCV para as eleições de outubro.

17h – 18h30 – Lançamentos da Rede Cearense Cultura Viva

18h30 – 20h – Intercâmbio Cultural e Espaço de Convivência

Domingo – 24/07

8h – 9h – Café da manhã compartilhado.

9h – 10h – Apresentação, discussão e aprovação dos relatórios dos GTs.

10h – 11h – Informes e encaminhamentos sobre o V Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária.

11h – 12h – Eleição dos representantes da CCCV

12h – 13h – Almoço e encerramento.